O quadro |
O post de hoje é uma dica do leitor Nando Gerhardt e eu gostei muito do assunto. Eu tinha esquecido dessa história, mas se eu não me engano, já passou no Gugu também (quando ele ainda era do SBT! hahaha)..
Bruno Amadio (1911-1981), italiano que pintava sob o codinome de "Giovanni Bragolin" e ficou famoso entre as décadas de 70 e 80, pintava quadros de crianças chorando e que existem cópias ao redor do mundo. O cara também usava outros codinomes, como Franchot Sevilha, Bragolin e J. Bragolin. O interessante era que Amadio, pintava os quadros das crianças sempre chorando e olhando melancólicamente para quem estava de frente com os quadros.
O Pintor
Bruno era pintor de formação e trabalhou em Veneza na pós-guerra, produzindo pinturas e vendendo para os turistas. Ao todo, foram 27 pinturas dos "Cryin´Boys" originalmente produzidas sob o nome de Bragolin, mas existem cópias pelo mundo todo.
Na década de 1970, Bruno foi encontrado ainda vivo e ativo, pintando, em Pádua.
Boato
Dizem que Amadio utilizou as crianças de um orfanato local, após ter fugido para a Espanha, para fazer as pinturas. O orfanato teria sido posteriormente incendiado, mas isso seria uma parte da lenda urbana em cima dos quadros.
O Fato
Aqueles que acreditam que os quadros sejam amaldiçoados, atribuem esse fato ao satanismo e ao pacto que o pintor teria feito para obter sucesso nas vendas de suas obras. Entre tantas versões, alguns sustentam que o próprio pintor teria dito, publicamente, que quem tivesse esses quadros em casa, deveria queimá-lo, pois traziam desgraças e deixavam o ambiente pesado.
Um bombeiro, irmão do proprietário de uma residência queimada, Ron Hall, relatou que o incêndio na década de 70, não foi capaz de destruir o quadro, saindo intacto. Rob também ouviu dizer que essas bizarras pinturas haviam "sobrevivido" a diversos outros incêncios.
Como tudo começou
Outra versão, relata que Bragolin teria tido um sonho, onde 27 crianças eram torturadas e sacrificadas em algum tipo de ritual e elas choravam e pediam clemência. Ao acordar, ele passou a pintar as crianças que havia visto, usando formas subliminares para mostrar que as crianças estavam mortas. A principal característica, seria a pupila dilatada.
Matéria no jornal The Sun |
O Jornal The Sun, relatou a "Flamejante Maldição do Garoto em Lágrimas" e alegou que a pintura causava incêndios, criando um verdadeiro frenesi popular. O jornal conseguiu promover uma grande queima de 2.500 quadros enviados por leitores.
Curiosidades
Na internet, há quem afirma que o pintor deu uma entrevista ao Fantástico nos anos 80, apelando para que as pessoas jogassem foram suas reproduções. Talvez o fato do programa ter noticiado essa lenda urbana, a tenha feito tão famosa aqui no Brasil também.
As fotos acima mostram que a criança chora, pois está sendo enforcada. Um detalhe somente visível com o quadro de ponta cabeça.
Essa outra foto, mostra que a criança possui os dois braços amputados. Um ainda visível, mas separado do corpo e o outro ausente, com gotas de sangue em seu lugar.
A tia da minha mãe tem uma pintura dessa "série" na sala de casa, sempre achei horrível, mas há gosto pra tudo....
E vocês, apreciam obras de arte?