sexta-feira, 8 de março de 2013

O verdadeiro Terror em Amityville: O assassinato da família Defeo

A ilustre mansão mal assombrada
Para aqueles que não sabem os eventos do filme Terror em Amityville de 1979, que conta a história de uma mansão vendida a preço de banana para a família Lutz, e eles deixaram o lugar, apavorados, após apenas 28 dias revelando o terror e a constante sensação de que algo maligno aquela casa produzia, Sr Lutz mudou seu temperamento drasticamente durante os dias vividos na mansão, se tornou um homem violento e intransigente, e sua aparência cada vez mais lembrava a do jovem Defeo, sua filha mais nova alegou conversar com o que seria “um porco de olhos vermelhos, e seu nome é Jodie”, além de inúmeras aparições, vozes, um verdadeiro Poltergeist. Desse modo eles não viram outra alternativa a não ser fugir deixando todos seus pertences na casa. Esses eventos que foram revividos em filme são reais, e também relatados em um livro com o mesmo nome, o filme gerou uma franquia chamada de Amityville 2: A Possessão, e é exatamente sobre o enredo desse filme que vou falar, é claro que este foi dramatizado por não haver nenhuma prova de que “Ronnie” o filho mais velho dos Defeo estava possuído por uma entidade maligna quando cometeu os assassinatos, mas alguns fatos sobre o caso são realmente intrigantes.

Os filhos da familia Defeo, Ronnie, o mais velho matou  seus 4 irmãos e seus próprios pais a sangue frio em meio a madrugada
Como por exemplo o corpo de todas a vítimas terem sido encontrados na mesma posição em suas camas, de bruços, porque nenhum dos 6 membros assassinados naquela noite acordou com o som dos tiros?

Livro que relata os 28 dias angustiantes da familia Lutz na casa de Amityville
Jodie era o nome da vítima mais jovem, Jodie Defeo, que é exatamente como uma entidade se apresenta para a garotinha dos Lutz tanto no livro quanto nas telas. Coincidência? Ou o espirito da menininha ainda preso na mansão queria companhia? No livro "Jodie" aparece para a filha mais nova dos Lutz na forma de um porco, com olhos vermelhos e brilhantes o que já me vem em mente o "espirito de porco". Algo satânico e mau  (Era Jodie sim, está no livro, wikipedia não é fonte).

Vizinhos alegavam na época do crime como o garoto Ronnie andava “estranho” mais introspectivo do que de costume, deixará a barba crescer e sempre alegava que ouvia vozes dentro de seu quarto ordenando que matasse sua família, até que então talvez em um ato desesperado de quem procura a cura de uma situação angustiante se deixou "possuir", ou talvez seja mera tática da defesa, seria, se ele fosse considerado são. Ele foi julgado e condenado em 1974 pelo assassinato de seu pai, sua mãe, duas irmãs mais jovens e dois irmãos também mais jovens.


Ronald "Butch" Defeo, parou de cortar seus cabelos ou fazer a barba, andava mais estranho do que o comum



O menino esquisito 

Ronald DeFeo Jr., apelidado de "Butch", era um garoto problemático e um adolescente igualmente problemático. Ele era mimado e arrogante. Acostumado ter dinheiro e bens materiais (cortesia da indulgencia de seu avô) Butch esperava e ganhava quase tudo que vinha a desejar. Como o filho mais velho de cinco crianças - e também cinco anos mais velho do que o seu próximo irmã, Dawn - ele era como um terceiro adulto na família.

Butch também era o alvo preferido de seu pai, Senhor DeFeo, e ele quem mais sofreu nas mãos abusivas e violentas de seu pai entre todos os filhos. Butch era obeso e mau humorado do, logo ele não era popular com as outras crianças e ele foi muitas vezes vítima de bullying. Seu pai, fez o que era típico da época, tentou endurecer o menino, o provocando para que lutasse de volta ( defender-se), mas tanta braveza não podia ou devia a ser exibido na frente de casa quando o pai estava em fúria. DeFeo foi uma figura autoritária em casa, e ele não tolerava desobediência ou “malandragem” de seus filhos ou de Louise.

O menino ficou forte conforme foi crescendo, e a relação entre ele e seu pai era cada vez mais tempestuosa com ar de combates inacabavez. As discussões e gritarias escalaram para troca de socos - Butch tinha decidido que não seria mais submisso ao aceitar o abuso de seu pai. Ronald Senior, não reconhecendo seus defeitos de personalidade própria, decidiu (com Louise) que havia algo de "errado" com Butch. O temperamento do rapaz, pelo menos no pensamento do Sr DeFeo, estava fora de controle. O casal enviou Butch a um psiquiatra, mas isso não beneficiou Butch nem um pouquinho. Ele rejeitou a idéia (com desdém) de que poderia ter qualquer coisa mental e, ou, emocionalmente errada com ele. Ele apenas ficava sentado e passivo sem interagir de forma significativa, e seu "tratamento" para problemas de agressão percebidas foi diminuido.

Em vez de lidar com os perceptiveis problemas de personalidade em desenvolvimento de Butch, Ronald e Louise optaram por acalmar o rapaz com de bens materiais, os usando como um substituto para a parentalidade. DeFeo comprou uma lancha para Butch de $ 14.000 em seu aniversário de 14 anos. O menino cruzou o rio Amityville atrás da casa por conta própria e com os amigos. Seus pais normalmente davam-lhe dinheiro sempre que ele pedia (nos casos em que eles se recusaram ou não estavam por perto para perguntar, ele simplesmente roubava).

Butch estava freqüentando escola paroquial, mas quando ele tinha 17 anos, foi expulso por uso de drogas e explosões violentas. Ele já usava drogas alucinoginas (como o LSD) o que cresceu até à heroína. Furto tornou-se de lei para ele, não porque ele precisava das coisas que roubava, mas porque ele estava se desenvolvendo como um sociopata. Seus ataques violentos tomaram uma postura mais séria e sinistra, e uma vez em uma viagem de caça com os amigos, ele apontou uma espingarda carregada em outro homem, um amigo dele há anos. Rindo como se aquilo fosse uma grande piada.
  
Morte em familia

Eram quase 2h30 de quarta-feira, 13 de novembro, 1974, Ronald DeFeo Joseph Jr. puxou uma espingarda calibre 0,35-Marlin de seu armário. Foi uma das várias armas na casa que ele coletou e as vezes as vendia ou trocava por outras. Ele carregou e silenciosamente caminhou para o quarto de seus pais. Ele gentilmente abriu a porta de seu quarto. Nenhum de seus pais se assustou ou acordou. Ele disparou seu primeiro tiro nas costas de Ronald, Sr., enquanto ele dormia de bruços usando um par de cuecas azuis. A bala atravessou um dos rins DeFeo e saiu pelo seu peito. Butch disparou uma segunda vez, e esta bala rasgou na coluna de seu pai e parou ficando alojada em seu pescoço. Louise DeFeo despertou aos sons de tiros, mas ela não teve tempo de processar o que estava acontecendo. Butch balançou limpa em sua direção e disparou. Sua caixa torácica foi destruída e seu pulmão direito colapsou das explosões.

Quatro tiros haviam sido disparados dentro dos limites de uma casa de família, mas milagrosamente nenhum dos restantes quatro membros da família parecia ouvi-los. Butch se arrastou para o quarto de seus irmãos mais novos. Eles compartilharam um quarto com um espaço entre duas camas de solteiro. Butch se posicionou um lugar entre as camas e disparou sobre os meninos dormindo, uma rodada de balas para cada um. Marc morreu na hora, enquanto Jonh (o mais jovem), com a coluna fraturada pelos tiros se contorceu em dor e desespero por vários momentos antes de morrer.

Isso deixou as duas meninas, nenhuma das duas aparentemente ouviram qualquer tiros nesta segunda onda. A menina mais nova, Jodie, se assustou quando ele se aproximou dela, olhando para cima, acordando assustada e sonolenta de um pesadelo assim que ele entrou no quarto, então Butch abaixou a arma para seu rosto virado para cima, e disparou a sangue frio. Ela morreu na hora. Dawn, de 18 anos de idade, quando chegou sua vez, sofreu mais esteticamente do que os outros fizeram. Butch atirou em sua cabeça, mas a trajetória da bala acabou estourando e assim destruindo completamente o do lado esquerdo de seu rosto.

Ele gastou cerca de 15 minutos limpando os restos de sua família que o cobriam, isso em torno das 03h00. As unicas orelhas no bairro que ouviram os tiros foram as do cão de DeFeo, Shaggy, contido em uma coleira pela casa de barco - ele latiu alto e desesperadamente por vários minutos antes de se acalmar.

 
Imagem de Butch ajudando a carregar um dos corpos sem vida para a van do IML
Possuído pelo diabo?! 

Mais tarde, ele levou os investigadores ao local onde ele havia descartado o rifle Marlin e suas roupas ensanguentadas. Testes de balística com o rifle provaram que esta foi a arma do crime.

A história foi manchete imediatamente, e DeFeo foi castigado como um garoto rico e mimado que não podia esperar para colocar as mãos no dinheiro de sua família. Sua confissão à polícia significava que ele era de certo um caso solucionado a qualquer julgamento que pudesse vir a surgir.

No entanto, o circo da mídia ainda não havia terminado.

Estaria Ronnie realmente possuído? ou foi só uma tática da defesa?
O sucesso da cultura pop de O Exorcista não tinha passado pelo final de 1974. Butch se proveitou dessa onda alegando que ele tinha sido possuído por demônios quando ele matou sua família. (Este elemento seria característica no filme baseado no hoax "baseada-em-um-verdadeiro-história" romance, The Amityville Horror, em que a casa foi supostamente possuída por demônios e poltergeists, bem como fantasmas e os espíritos da família DeFeo morta). Ninguém acreditou no ato - A acusação que estava lidando com o caso sabia que Butch era um mentiroso patológico, um sociopata, e um violento assassino de sangue frio.

Julgamento e condenação

O julgamento de DeFeo começou em 14 de outubro de 1975. Ele e seu advogado de defesa William Weber montaram uma defesa afirmativa de insanidade, com DeFeo alegando que as vozes em sua cabeça insistiam com ele para realizar os assassinatos. O fundamento insanidade foi apoiada pelo psiquiatra para a defesa, o Dr. Daniel Schwartz. O psiquiatra para o Ministério Público, Dr. Harold Zolan, sustentou que DeFeo, embora fosse um consumidor de heroína e LSD e que tinha transtorno de personalidade anti-social, estava consciente de suas ações no momento do crime. Em 21 de novembro de 1975, DeFeo foi considerado culpado em seis acusações de homicídio em segundo grau. Em 4 de dezembro de 1975, o juiz Thomas Stark condenou Ronald DeFeo Jr. a seis penas consecutivas de 25 anos. DeFeo é atualmente detido em Green Haven Correctional Facility, Beekman, Nova Iorque, e todos os seus apelos ao conselho de condicionais até à data foram rejeitados.

Em depoimento para a defesa seu advogado treinou Butch, "Eu matei todos eles. Sim, senhor. Eu matei todos eles em auto-defesa". Quando questionado por um motivo, ele declarou:

“Até onde eu sei, se eu não matasse a minha família, eles iam me matar. E, até onde eu sei, o que eu fiz foi em legítima defesa e não há nada de errado nisso. Quando eu tenho uma arma na minha mão, não há nenhuma dúvida em minha mente quem eu sou. Eu sou Deus.”

Outra tática de defesa para "provar" o elo fraco entre Butch e a realidade foi quando seu advogado lhe mostrou uma imagem do corpo morto de sua mãe tirada no local. Ele perguntou a Butch se aquela não era sua mãe; Butch respondeu que nunca tinha visto a mulher antes em sua vida. Teatralidade tribunal causou pouco efeito com o júri. Ele foi condenado em 21 de novembro de 1975 - um ano e oito dias após o assassinato de sua família adormecida a sangue frio. 04 de dezembro de 1975, ele foi condenado a seis penas consecutivas de 25 anos a prisão perpetua.

Manchete de um jornal da época: "DeFeo diz que estava possuído" "Defesa  acusa DeFeo de assassino psicótico".
As controvérsias em torno do caso

Todas as seis vítimas foram encontradas deitadas em suas camas, sem sinais de uma luta ou sedativos, levando à especulação de que alguém na casa deveria ter sido despertado pelo barulho dos tiros. Os vizinhos não relataram qualquer audição de tiros sendo disparados. A investigação policial concluiu que as vítimas estavam dormindo no momento dos assassinatos, e que o rifle não tinha sido equipado com um silenciador. Os agentes da polícia e do médico legista que participou da cena foram inicialmente intrigados com a rapidez e a amplitude das mortes, e considerou a possibilidade de que mais do que uma pessoa tinha sido responsável pelo crime. Durante seu tempo na prisão, Ronald DeFeo deu vários relatos de como as mortes foram realizadas, todas elas inconsistentes. Em uma entrevista em 1986, ele alegou que sua mãe era responsável pelo massacre, que foi rejeitado como "absurda" por um ex-oficial do condado de Suffolk.

Cena de a possessão
Em 30 de novembro de 2000, Ronald DeFeo reuniu-se com Ric Osuna, o autor de A Noite de Horror dos DeFeo, que foi publicado em 2002. Segundo Osuna, DeFeo alegou que tinha cometido os assassinatos "por desespero" com sua irmã Dawn e dois amigos sem nomes. Ele afirmou que depois de uma briga ficou furioso com seu pai, então ele e sua irmã planejaram matar seus pais, e que Dawn assassinou os irmãos, a fim de eliminá-los como testemunhas. Ele disse que ficou enfurecido ao descobrir as ações de sua irmã, bateu sua cabeça sobre a cama dela e atirou na cabeça dela. Foi relatado que, durante o inquérito policial original, vestígios de pólvora foram encontrados na camisola de Dawn, indicando que ela poderia ter descarregado uma arma de fogo. Esta linha de investigação não foi perseguida após a confissão de Ronald DeFeo. As tentativas de contato com os dois supostos cúmplices não obtiveram sucesso, já que um morreu em janeiro de 2001 e o outro disse que entrou em um programa de proteção a testemunhas. Ronald DeFeo Jr. tinha uma relação tempestuosa com o pai, mas a razão que a família inteira foi morta permanece obscura. A promotoria durante o julgamento sugeriu que o motivo dos assassinatos foi somente as apólices de seguro de seus pais. Joe Nickell observa que, dada a frequência com que Ronald DeFeo mudou sua história ao longo dos anos, as novas alegações dele sobre os acontecimentos que tiveram lugar na noite dos assassinatos deve ser abordada com cautela. Em uma carta a Rádio Show Host Lou Gentile, DeFeo negou dar informações a Ric Osuna que pudessem ser usadas em seu livro.                                               

Ronald Joseph DeFeo Jr., está encarcerrado na Green Haven Correctional Facility em Beekman, em Nova York. Sua história da noite dos assassinatos mudou tantas vezes ao longo dos anos que neste momento ninguém acredita qualquer coisa que ele tem a dizer sobre eles.

Algumas das explicações mais bizarras que já oferecidos incluem:

1. Louise atirou em todos em uma explosão de fúria depois virou a arma contra si mesma (sem deixar claro como ela atirou-se duas vezes nos mesmos lugares, mas essa foi a sua história)
Imagen recente de Ronnie

2. Ele e sua irmã Dawn estavam fumando maconha com alguns amigos no porão, mais tarde, Dawn de noite matou todo mundo e Butch atirou nele a matando em legítima defesa.

3. Outros amigos de Butch estavam lá, e eles mataram a família

4. Ele matou seus pais e sua irmã Dawn (depois de uma briga), mas ele não matou a irmã Jodie ou de seus dois irmãos (ele não oferece nenhuma visão sobre quem fez)

E a casa?

Bem, um ano após as mortes, George e Kathy Lutz adquiriram a propriedade por um preço excelente. Ignoraram o histórico do local e se mudaram para lá com os três filhos. Porém, o pastor chamado para benzer a casa foi intimidado por uma voz invisível que o mandou não se meter. George passou a acordar todas as noites no horário em que Butch assassinara os seus parentes, enquanto Kathy foi atacada por pesadelos onde via as mortes consumadas no endereço.

A família que comprou a casa dos Lutz mudou o endereço de 112 para 108 e alegou não ter vivenciado nada de anormal, tirando os curiosos que apareciam no Dia das Bruxas para encontrar fantasmas.

A casa atualmente está avaliada em R$ 2,2 milhões.

As histórias dos DeFeo e dos Lutz renderam o livro “Horror em Amityville”, publicado em 1977, e o filme homônimo, lançado em 1979 e refilmado em 2005.

Amityville é uma vila localizada na cidade de Babylon, nos Estados Unidos.
VHS do filme

O livro e o filme - Versões ligadas ao assassinato
Romance de Jay Anson Horror em Amityville foi publicado em Setembro de 1977. O livro baseia-se no período de 28 dias em dezembro de 1975 a janeiro de 1976, quando George e Kathy Lutz e seus três filhos moravam no número 112 da Ocean Avenue. A família Lutz abandonou a casa, alegando que havia sido aterrorizada por fenômenos paranormais, enquanto viviam ali. O filme de 1982 "Amityville II: The Possession" é baseado no livro Assassinato em Amityville do parapsicólogo Hans Holzer. Com a família Montelli (fictícia) que se diz ser baseada na família DeFeo. A história apresenta temas especulativos e controversos, incluindo uma relação incestuosa entre Sonny Montelli e sua irmã adolescente, que são vagamente baseado em Ronald DeFeo Jr. e sua irmã Dawn.

As versões de filmes de Hollywood dos assassinatos de DeFeo contém várias imprecisões. A alegação de que Ronald DeFeo Jr. foi influenciado a cometer os assassinatos por espíritos de um cemitério de nativos americanos no local do número 112 da Ocean Avenue foi rejeitada pelos historiadores locais e com os líderes americanos, que argumentam que não há provas suficientes para apoiar a alegação de que o cemitério existia. A versão de 2005 do filme Horror em Amityville exagera o isolamento do endereço 112 Ocean Avenue, descrevendo-o como uma casa remota semelhante ao Hotel Overlook em adaptação de Stanley Kubrick, no filme de Stephen King, The Shining. Na realidade, o número 112 da Ocean Avenue foi uma casa suburbana em uma distância de aproximadamente 15 metros de outras casas no bairro.

Assista o filme "Amitville II A Possessão" dublado no youtube, segue o video, bom proveito espero que gostem, o Remake é ótimo mas pouco tem de fatos reais, essa é a sequencia do filme original bem dramatizada sim, até porque as testemunhas estão mortas, certo? Mas para quem é fã de terror, como eu, super vale a pena, diria até que é um clássico, uma perola rara infelizmente sem muita promoção, assista e vera que é bom.