Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Theodore John Kaczynsk - O Unabomber


Ted Kaczynski
Em 13 de abril de 1996, Theodore (Ted) Kaczynski foi preso em sua cabine minúscula na floresta fora Lincoln, Montana .A prisão levou a uma caça ao homem um fim de quase 18 anos de duração para uma figura elusiva conhecido como o Unabomber. Até o momento a caçada terminou, o FBI , os EUA Postal Service, o Bureau de Álcool, Tabaco e Armas de Fogo ( ATF ), e até mesmo os EUA Serviço Florestal tinha acumulado milhares de volumes de informação, incluindo cerca de 9.000 evidências fotos, em conexão com uma série de dispositivos explosivos, bombas de correio, em sua maioria, que matou três pessoas e feriu muitos outros. Em 22 de janeiro de 1998, Kaczynski se confessou culpado de tais crimes e começou a cumprir uma sentença de prisão perpétua em uma prisão no Colorado. Assim terminou a carreira de um homem perturbado que tinha entrado em Harvard aos 16 anos, completou seu mestrado e doutorado aos 25 anos, e ensinou matemática por dois anos na Universidade de Califórnia , em Berkeley, antes de desistir de viver principalmente da terra, sua desconfiança de tecnologia purulenta e crescendo até que estourou em ação penal.

Nascido em 1942 
Ted Kaczynski
Com um QI de 170, este brilhante matemático especialista em funções geométricas egressado de Harvard, considerado como um jovem gênio, tinha hábitos bastante peculiares. Padecia de uma timidez patológica e detestava o contato humano, a ponto de viver isolado numa cabana nos bosques do estado de Montana, onde iniciou uma campanha de terrorismo com o sobrenome de Unabomber, tendo a polícia em seu encalço por quase vinte anos.

O caso Unabomber começou em 25 de maio de 1978, quando um professor da Universidade de Northwestern tornou-se suspeito de um pacote que havia sido devolvido a ele pelo serviço postal, mas que nunca tinha enviado. Ele chamou a segurança do campus, e quando um oficial de polícia do campus abriu o pacote, que explodiu em sua mão, mas ele sofreu apenas ferimentos leves. A universidade em contato com a ATF, que começou naquele dia para compilar o que seria um recorde de longa forense da obra do homem-bomba. A bomba foi obra de um amador, feito de itens que podem ser encontrados em uma oficina em casa.Ela consistia de um pedaço de 9 centímetros de comprimento de cano de metal cheio de pós explosivos. O dispositivo de disparo era primitivo, um prego preso por bandas de borracha que se pretendia atacar cabeças de fósforo quando a caixa foi aberta. A caixa foi feita de madeira, assim como os tampões nas extremidades do tubo.

Em 9 de maio de 1979, um estudante de graduação da Universidade Northwestern escapou sem ferimentos graves quando abriu uma caixa de charutos que explodiu. Esta bomba era mais sofisticado do que a primeira, para o homem-bomba tinha substituído o prego e borracha mecanismo de gatilho banda com um fio de filamento operado por bateria que inflamou os explosivos . Mais uma vez, a bomba consistia de itens comuns: fitas, fios, uma linha de pesca, um cabo da lâmpada, e cavilhas de madeira. Em 15 de novembro de 1979, uma bomba acionada por um altímetro começou a arder no porão de carga de um vôo da American Airlines 444. A bomba não explodiu porque em vez de explosivos que continha nitrato de bário, um pó frequentemente utilizadas para criar fumaça verde em fogos de artifício. Em 10 de junho de 1980, quando o presidente da United Airlines abriu um livro que ele tinha recebido pelo correio, ele foi ferido quando uma bomba em suas páginas oca explodiu. Esta bomba diferente das anteriores porque tinha uma "assinatura", o FC iniciais perfurado no metal, que as autoridades iria aprender depois ficou para a Liberdade Club. Neste ponto, o FBI cunhou o termo para se referir UnAbom para as metas até agora: Uni universidades e Airlines Bom Bings.

Ted Kaczynski preso
O Unabomber parou por 13 meses, até 08 de outubro de 1981, quando uma bomba encontrada no campus da Universidade de Utah foi desarmada antes que ela fizesse qualquer dano. Em maio de 1982, um secretário na Universidade de Vanderbilt foi gravemente ferido quando ele abriu um pacote contendo uma bomba que o serviço postal era para ter retornado (como a primeira bomba) a um professor de engenharia elétrica da Brigham Young University de Utah. Dois meses depois, em 2 de julho, um professor de engenharia da Berkeley ficou gravemente ferido depois que ele levantou o punho em uma estranha peça de equipamento em uma sala dos professores, provocando uma explosão.

Mais uma vez, houve uma pausa, quase três anos. Em seguida, em 15 de maio de 1985, um estudante de graduação de Berkeley ficou gravemente ferido em um laboratório de informática, quando ele abriu um fichário que explodiu. A policia Forense revelou que o suicida tinha se formado a mais letais de explosivos, uma mistura de nitrato de amónio e pó de alumínio. Estilhaços da bomba consistia de tachas, pregos e pedaços de chumbo. Gravada no selo de fim de linha da bomba continha o FC iniciais. Menos de um mês depois, em 13 de junho, uma bomba semelhante apareceu em uma fábrica da Boeing, em Auburn, Washington. Um funcionário achava que o pacote parecia suspeito e chamou as autoridades, que desmantelou a bomba, onde mais uma vez eles encontraram o logotipo FC. Apenas dois dias depois, em 15 de junho, um professor de psicologia da Universidade de Michigan e seu assistente ficaram feridas quando o último provocou uma explosão quando ele abriu um livro, o professor havia recebido pelo correio. A primeira morte ocorreu em 11 de dezembro de 1985, quando o proprietário de uma loja de informática em Sacramento, Califórnia, notou no estacionamento de um bloco de madeira com pregos salientes nele. Quando ele pegou, ele explodiu com uma força enorme. Exame forenses mostraram que a bomba consistia em três tubos de 10 polegadas cheios com sulfato de potássio, cloreto de potássio, nitrato de amónio, e pó de alumínio. Mais uma vez, os estilhaços consistia em pedaços pontiagudos de metal, pregos e lascas.

Neste ponto, as autoridades não estavam mais perto de capturar o terrorista do que em 1978, mas um indício significativo surgiu em fevereiro de 1987, quando uma secretária em um Salt Lake City, Utah, viu um fora um homem estranho. De sua descrição, fizeram um esboço e agora famoso de um homem vestindo um moletom com capuz e óculos de aviador parecia ser o Unabomber, que havia colocado um bloco de madeira no estacionamento uma bomba que havia gravemente ferido o presidente da empresa. A policia forense mostrou que o Unabomber iria continuar a aprimorar suas habilidades, pois esta bomba continha um novo dispositivo mais sensível de disparo.

Os atentados pararam por seis anos. Eles voltaram com força nova, em junho de 1993. Em 22 de junho, um geneticista da Universidade da Califórnia em San Francisco ficou gravemente ferido quando abriu uma caixa de madeira dentro de um envelope almofadado que tinha recebido pelo correio. Um pacote semelhante enviado na mesma data, 18 de junho, chegou ao gabinete de um computador da Universidade de Yale, Um professor de ciências em 23 de junho. Mais uma vez, quando ele abriu a caixa, aproximadamente o tamanho de uma caixa de sapatos, que explodiu com força devastadora. Nesse mesmo dia, o mundo recebeu a sua primeira comunicação do Unabomber na forma de uma carta ao editor do The New York Times em que ele assumiu a responsabilidade para os dois atentados mais recentes, identificados FC como as iniciais de Clube, Liberdade e prometeu novas comunicações no futuro.

Ted Kaczynski e seu retrato falado
Autoridades estavam lutando para resolver o caso, e da força-tarefa UNABOM, composta pelo FBI, a ATF, e os EUA Postal Service, nasceu. A força-tarefa, porém, não conseguiu evitar mais duas bombas letais. Em 10 de dezembro de 1994, um executivo de publicidade pensou erroneamente ter tido uma mão na tentativa de renovar a imagem da Exxon depois do desastre de derramamento de óleo foi morto quando ele abriu um pacote em sua casa. Mais uma vez, o logotipo da FC foi encontrado nos escombros, juntamente com os restos de uma caixa de madeira. Em seguida, em 24 de abril de 1995, o presidente da Associação Florestal da Califórnia foi morto quando ele abriu um pacote endereçado ao seu antecessor.

Com o tempo, a identidade do Unabomber seria descoberto através de pistas encontradas nas cenas de crime do que através de pistas contidas na sua própria escrita. Em 1995, ele enviou cartas encaminhadas e insultando vários cientistas. Nelas, ele advertiu os destinatários a abandonar suas pesquisas, tornando clara a sua oposição à ciência e tecnologia modernas. A mais importante dessas cartas foi o que ele escreveu para os New York Times, ameaçando ainda mais violência e afirmando que tanto o conhecimento na fabricação de bombas e membros do Clube Liberdade estavam crescendo. Ele também tentou fechar um acordo surpreendente: Ele iria parar suas atividades se o Times ou algum conhecido jornal publicasse seu "Manifesto".

O Times e o Washington Post consultaram com o FBI antes de decidir publicar o manifesto, um discurso demorado contra o progresso, a Revolução Industrial , e tecnologia moderna. As autoridades esperavam que, se o manifesto fosse publicado, alguém reconheceria as idéias ou o estilo de escrita e apresentar informações sobre a identidade do autor. Eles estavam certos, pois David Kaczynski leu o Manifesto e concluiu que seu autor provavelmente era o irmão mais velho Ted. David contratou um investigador particular para comparar amostras de escrita de Ted com o manifesto. O investigador, por sua vez levou as amostras para especialistas linguísticos, que concordaram que a mesma pessoa escreveu o manifesto e as amostras de escrita.

Ted Kaczynski sendo preso
Seis semanas depois, Ted Kaczynski foi preso. Sua cabine Montana era um tesouro de provas, contendo mais de 700 itens que somaram uma fábrica de bombas pequenas e milhares de páginas de seu diário.Durante quase dois anos de manobras legais, seus advogados esperavam para entrar com um pedido de insanidade, mas Kaczynski se recusou a ser examinado por psicólogos. Ele cedeu apenas depois que ele pediu ao tribunal para representar a si mesmo e, o tribunal decidiu que concordaria somente se ele fosse psicologicamente apto a fazê-lo. Enfrentando provas forenses inatacável e uma possível pena de morte, Kaczynski se declarou culpado das acusações.

Fonte: Memórias Assombradas