sexta-feira, 22 de março de 2019

Robert Wadlow - Extraordinário

Conheçam Robert, o ser humano mais alto da história!


Em 22 de fevereiro de 1918, nasceu um menino perfeitamente normal chamado Robert Wadlow de Alton, em Illinois (EUA). O bebê pesava 3,8 quilos e tinha uma altura normal. Mas Harold e Addie Wadlow, seus pais, nunca imaginaram que um alguns anos mais tarde ele se tornaria o homem mais alto do planeta. Um recorde que ainda permanece.



Robert era uma celebridade americana; ficou conhecido devido a uma turnê feita em 1936 com o Circo Ringling Brothers e uma turnê promocional em 1938 com a INTERCO.

Robert também é detentor de dois outros recordes: o de maiores mãos (32,2 cm) e pés de todos os tempos. No sistema brasileiro de calçados, seus pés calçariam tamanho 76. (uau!)



Wadlow era um tranquilo e afável jovem que o levou a ser chamado de “gigante gentil”. Ele gostava de fotografia e tocar guitarra até que finalmente suas mãos eram grandes demais para fazer as duas coisas. 


O seu grande tamanho e crescimento contínuo na idade adulta foi causado por uma hipertrofia da glândula pituitária.



Ao longo do tempo o tamanho, começou a dar problemas: necessitava de uma bengala para caminhar e tinha perdido sensação nas extremidades. Apesar destas dificuldades, Wadlow nunca usou uma cadeira de rodas.

Ele quebrou o recorde para o homem mais alto do mundo em 1937, quando chegou aos 2,54 m.

Depois de terminar o colegial, Robert viajou os EUA para promover a Shoe Company International, que deu sapatos especiais de tamanho 37AA.


Em 27 de junho de 1940, apenas 18 dias antes de sua morte, ele foi medido pelos médicos Charles e Cyril MacBryde da Universidade de Washington em St. Louis, com uma altura de 2,72 m.

Em 4 de Julho de 1940, ao participar do festival “Manistee National Forest”, um passo errado o fez machucar o tornozelo, causando uma bolha que então causou uma infecção.




Ele foi hospitalizado e os médicos o trataram com uma transfusão de sangue e cirurgia de emergência, mas o seu estado de saúde piorou e em 15 de julho de 1940 morreu durante o sono aos 22 anos.

Mais de 30.000 pessoas assistiram ao seu funeral em 19 de julho. O caixão media 3 metros de comprimento, pesava meia tonelada e exigiu o trabalho de 12 homens para ser carregado. 

Ele foi enterrado em uma cripta de concreto, pois sua família temia que seu corpo fosse profanado ou roubado.