quarta-feira, 20 de junho de 2012

Aokigahara: A floresta do suicídio (Japão)

Aokigahara
 Ahhhh o Japão... O Japão e suas peripécias. Adoro o Japão. Mas vamos ao post de hoje:

A floresta de Aokigahara, também conhecida como Mar de Árvores, ocupa 35km², sendo situada ao noroeste do Monte Fuji, no Japão. Aokigahara é estranhamente silenciosa, pois as árvores bloqueiam o vento, e isso faz dela um suporte para lendas de demônios e espíritos malignos, característicos da mitologia japonesa.
Maaaas a floresta é conhecida mesmo por um ato frequente que ocorre no local: suicídios. No ano de 2010, 54 pessoas tiraram suas vidas dentro da floresta, apesar das diversas mensagens espalhadas pelo local, em inglês e japonês, desencorajando-os de realizar tal ato. Em média, 100 corpos são encontrados por lá, em estado de putrefação ou só o esqueleto. 

Mensagens para os suicidas
 O solo do local é composto, principalmente, de rocha vulcânica, sendo mais complicado penetrá-lo com pás e afins. Também há trilhas não oficiais, conhecidas como "caça ao corpo, onde voluntários vão em busca de restos mortais. Últimamente os caminhos são marcados com fitas plásticas, para facilitar a saída da floresta. Existe a hipótese dessas fitas terem sido colocadas por suicídas indecisos ou por excurcionista e turistas.

Estatísticas

Aokihara é o segundo lugar do mundo onde mais ocorre suicídios, sendo o primeiro no Japão. O primeiro mundial é a Golden Gate, em São Francisco. Em 1988, ocorriam certa de 30 suicídios na floresta e esses números estão aumentando desde então. Em 2008, o recorde foi batido com 78 corpos encontrados e em 2003, o número chegou a 100, mas o governo japonês não divulgou os números na tentativa de diminuir o ato. Em 2004, 108 pessoas se mataram na floresta. Em 2010, 247 tentaram suicídio, mas apenas 54 completaram o ato. O mês de maior número de suicídios no Japão é março, o fim do ano fiscal no país.


A popularidade da floresta como lugar de suicídios surgiu em 1960, na novela de Seichō Matsumoto, que termina com dois amantes cometendo suicídio na floresta. Porém, os relatos de suicídio na floresta precedem da publicação da novela, e o lugar há muito tempo era associado à morte. Talvez ele seja praticado na floresta desde o século XIX. A floresta é supostamente assombrada pelos fantasmas daqueles que morreram.
 
Mais uma vez quero agradecer as muitas visitas no blog, eu não esperava tanto e mimimi. Valeu mesmo, galera.