sexta-feira, 8 de junho de 2012

Filme: Centopéia Humana

A centopéia humana
Antes de começar o post, gostaria de agradecer as mais de 1000 visitas em menos de 15 dias de blog! Vocês são demais mesmo e no fundo... todo mundo é um pouco carniceiro! Estamos quase batendo as 2000! Valeu, galera!

Voltando: Esses dias me falaram que estão gravando Centopéia Humana 3 (The Human Centipede III - Final Sequence), pesquisei e parece que realmente existe este projeto. Segundo o cineasta holandês Tom Six, a sequência final já estaria em produção desde 2011 e segundo ele: ""Fará a parte 2 parecer um filme da Disney. Nós vamos faze-lo totalmente nos EUA e será o meu favorito. Vai aborrecer um monte de gente". E, para a tristeza dos carniceiros, será o último mesmo. :(

Mas agora para quem não conhece Centopéia Humana (The Human Centipede), vou contar uma historinha: Escrito e dirigido pelo holandês Tom Six, o filme conta a história de um médico alemão que sequestra três pessoas e as une cirurgicamente, boca ligada ao ânus, formando uma centopéia humana. Feliz com o sucesso da sua criação, o médico passa a treinar a centopéia como um cachorro e o resto vocês podem ver por si mesmos. 

Centopéia Humana II
A Centopéia Humana II (The Human Centipede II - Full Sequence) foi a sequência lançada em 2011, com as filmagens feitas em Londres. O diferencial é que o filme mostra uma centopéia de 12 pessoas e foi banido na Grã Bretanha por ser considerado extremamente violento. 

Eu não queria colocar isso aqui (mas na verdade eu queria), então quem não gosta de spoilers, por favor não leia -- ATENÇÃO SPOILERS!!!!!!!!! ATENÇÃO SPOILERS!!!!!!!!! ATENÇÃO SPOILERS!!!!!!!!!

A British Board of Film Classification, órgão do governo britânico que faz a classificação etária de filmes, baniu o filme da Grã-Bretanha segundo o seguintes argumentos:
"Diferente do primeiro filme, a sequência apresenta imagens gráficas de violência sexual, defecação forçada, e mutilação, e o espectador é convidado a testemunhar os eventos através da perspectiva do protagonista. Enquanto no primeiro filme a ideia da centopeia é apresentada como um revoltante experimento médico, com o foco nas vítimas tentando escapar, esta continuação apresenta a centopeia como o objeto das fantasias sexuais depravadas do protagonista.
O foco principal de The Human Centipede II (Full Sequence) é o despertar sexual do personagem central num espetáculo total de degradação, humilhação, mutilação, tortura e assassinato de suas vítimas nuas. Um exemplo disso ocorre na cena inicial do filme quando ele se masturba enquanto assiste ao filme A Centopéia Humana (The Human Centipede (First Sequence) com uma lixa presa ao pênis, e a sequência em que os membros da centopeia se vêem forçados a defecar sobre a boca dos outros. Há poucas tentativas de retratar qualquer uma das vítimas como algo além do que objetos a serem brutalizados, degradados e mutilados para a diversão do personagem central, ou para o prazer do público. Há uma ênfase na diferença entre excitação sexual e violência sexual e a clara associação entre dor, perversidade e prazer sexual. Na conclusão da censura, há uma apresentação explícita das fantasias sexuais obsessivas e violentas do personagem central que justifica a rejeição por mostrar um verdadeiro, em oposição ao fantástico, risco que pode causar em potenciais espectadores."
Agora a resposta do Tom Six foi sensacional! Acompanhem. 
"Obrigado BBFC por colocar spoilers do meu filme em seu site e obrigado por banir meu filme desse modo excepcional. Aparentemente eu fiz um filme de horror horrível, mas poderia ser um bom filme de horror se não fosse horrível? Meus queridos, este é um filme f@#$%! É tudo ficção. Não é real! É apenas um filme do tipo faz-de-conta ! É uma arte! Dê as pessoas a chance de assistir ou não a ele. Se as pessoas nao quiserem ou não gostarem, eles simplesmente não o verão. Se as pessoas gostam dos meus filmes, eles precisam ter a oportunidade de vê-lo em qualquer lugar no Reino Unido."
Pra terminar toda essa novela, a Grã-Bretanha voltou atrás e a classificação ficou em 18 anos, mas contou com 32 cortes ao todo. Perdão o spoiler, mas é tudo culpa da BBFC.

Eu acho o filme demais, o segundo confesso que houve uma pequena decepção da minha parte, mas o primeiro é demais. Vou deixar o trailer pra quem não conhece e eu aconselho assistir!