segunda-feira, 4 de junho de 2012

Post especial: Deep Web

Deep Web, a internet invisível
Ok, quase dois dias sem post, hoje vou falar sobre algo interessante, mas perigoso: Deep Web.
Na Deep Web, Dark Net, Dark Web ou Invisible Web, se concentram os sites não indexados pelos buscadores, então você não vai encontrá-los em sites como Google ou qualquer outro buscador. A Deep Web é muito mais vasta do que a internet visível, que conhecemos, chamada de web surface. 

Gráfico da proporção da Deep Web

Bom, há um motivo pra Deep Web não ser visível para todos. É lá que se concentram sites com conteúdos perturbadores, conteúdo ilegal, o lado obscuro da mente humana; é conhecida como sendo o inferno da internet. Tráfico de drogas, compra e venda de produtos roubados, venda de cartões clonados, fotos de pedofilia, fórum de assassinatos e mais uma centena de coisas nada agradáveis.
Não é simples a navegação pela Deep Web, há relatos de pessoas que pegaram toneladas de vírus, pois hackers costumam navegar por lá. Então não tentem! É perigoso e nada agradável. 

Como funciona
Existe um programa que navega por uma rede de proxys, chamada de onion e isso, teoricamente, garante o anonimato para quem deseja navegar pela "internet profunda". Vejam bem, eu disse teoricamente. 
Os links da Deep não abrem em navegadores comuns, pois são links codificados, visando a segurança. Para isso, existe um portal chamado Hidden Wiki, que contém os proxys para alguns sites da internet obscura. 
Dizem que a Deep Web é constantemente monitorada pelo FBI, o que faz sentido.

Operação Antipedofilia 2011 por Anonymous 
Em outubro de 2011, um hacker conhecido como Anonymous, iniciou uma operação chamada "Operação Darknet", onde visava descobrir sites que disponilizavam atividades envolvendo pedofilia na Deep Web. Anonymous disponibilizou a lista de 1589 usuários de um site chamado Lolita City, site pedófilo acessado pelo programa de proxys. O hacker afirmou ter encontrado o site através do Hidden Wiki, e continha cerca de 100 gigabytes de pornografia infantil.  

Aos interessados, vai um video mostrando um pouco do conteúdo da Deep. E mais uma vez não tentem entrar, se contentem com o video. Mas se entrarem, cuidado. Mais pra frente faço outro post sobre cada conteúdo interessante. 


Por hoje é só.