sábado, 7 de julho de 2012

O verdadeiro boneco assassino!

Fofão
Como o post anterior foi sobre o novo filme do "Brinquedo Assassino", hoje vou falar sobre algo mais próximo de nós: o boneco do Fofão. Crianças dos anos 80/90 saberão do que eu falo!
Acho a lenda do Fofão uma das melhores, as pessoas realmente acreditavam e jogaram fora seus bonecos. Eu tenho dois desses bonecos e realmente me dá medo, não pela lenda, mas porque é um boneco horrível e eu não entendo como as crianças gostavam daquilo. Mas muitas coisas dos anos 80/90 são incompreensíveis, então ok.

Bom, dizem que o boneco do Fofão vinha com uma adaga, uma vela preta ou um revólver dentro dele. Algumas versões iam ainda mais afundo, e afirmavam que esse boneco era fabricado por uma seita satânica e que essa seita os carregava com energias demoníacas, para levarem as crianças para o mal. Foi um reboliço tão grande, que esse tipo de brinquedo foi considerado uma verdadeira Caixa de Pandora. 
Até onde eu sei, dentro do boneco existe uma espécie de punhal, mas que na verdade é usado para segurar e dar sustentabilidade ao brinquedo. Só que na internet, a lenda cresceu e ganhou outras versões, com o punhal virando quase uma espada! 

Fofão e seus punhais

A lenda do Cérbero (Cerberus)

A parte interessante disso tudo, é o que pouca gente sabe: o boneco não representava somente um personagem do grupo "Balão Mágico". A máscara usada pelo ator Orival Pessini, que dava vida ao Fofão na TV, continha mais duas faces nas bochechas. O fato gerou um apelido ao Fofão... Cérbero. 
Cérbero ou Cerberus, é conhecido como uma figura de três cabeças, que tem como função guardar as portas do inferno, para não deixar as almas condenadas escaparem. Mas, ás vezes, algum espírito conseguia escapar, sendo sempre recuperadas por Cérbero.
 
Fofão e suas duas cabeças


O lado bom e mal

O lado mal dessa história, é que o boneco não passa de um instrumento resultante de um pacto, ou seja, o boneco é demoníaco e faz a cabeça das crianças a terem pensamentos assassinos. Esse pensamento levou a uma "Caça aos Fofões", onde milhares de bonecos foram destruídos e o mal, supostamente, eliminado. 
O lado bom (se é que existe um lado bom disso tudo), diz que Cérbero falhou, deixando os espíritos escaparem de sua guarda e estão a solta no mundo dos vivos. Com isso, fizeram o Fofão, um objeto criado para recuperar esses espíritos fujões. Com a "Caça aos Fofões", supostamente uma mentira criada pelos próprios espíritos, os vivos destruíram o único jeito de recuperar as almas soltas, deixando elas vagando pelo nosso mundo até hoje!

Interessante, não?