sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Massacre em Jonestown: A seita de Jim Jones - Final

Moradores/escravos/reféns em Jonestown
Massacre em Jonestown, Peoples Temple 

Importância histórica do massacre de Jonestown: O Massacre de Jonestown, que tinha uma taxa de mortalidade de 918 pessoas, foi o desastre não natural único mais mortal na história dos EUA até 11 de setembro de 2001. O massacre de Jonestown também continua a ser a única vez na história em que um congressista dos EUA foi morto no cumprimento do dever.


Data: 18 de novembro de 1978

A História Oficial

Os primeiros relatos fora da Guiana em 18 de novembro de 1978 eram de que o congressista Leo J. Ryan e quatro outros membros do seu partido foram baleados e mortos quando tentavam embarcar em um avião na pista do de Porto Kaituma . Poucas horas depois, veio o anúncio chocante que 908 cidadãos norte-americanos haviam cometido suicídio em uma aldeia comunal que tinham construído na selva no noroeste da Guiana.


A comunidade passou a ser conhecida como "Jonestown". Os mortos eram todos membros de um grupo conhecido como "Templo do Povo", que foi liderado pelo reverendo Jim Jones. Logo se descobriu que 913 das 1.100 pessoas que se acredita estarem em "Jonestown" no momento tinham morrido em um suicídio em massa.

À medida que a noite avançava, os repórteres entrevistaram Jim Jones, enquanto Ryan e Speier conversarvam com membros do Povo do Templo, cujos nomes foram fornecidos por parentes nos EUA. Durante o decorrer da noite, um membro do "Jonestown" passou uma nota a um repórter da NBC, Don Harris, confessando que ele e sua família queriam sair. Outro membro fez um pedido verbal semelhante ao Dwyer. Ambos os pedidos foram relatados para o Ryan.

De volta a Porto Kaituma, locais da Guiana, incluindo um oficial da polícia, que contou histórias de supostas agressões em "Jonestown", aproximou-se representantes da mídia. Eles reclamaram que as autoridades guianenses foram impedidos de entrar para o composto e não tinha nenhuma autoridade lá. Eles também descreveram um "buraco de tortura" no composto.

Ryan continuou entrevistando membros desde o início da manhã, durante os quais mais indivíduos confessaram seu desejo de sair. Por 15:00, houve um total de 15 membros do Templo do Povo subindo em caminhões com a delegação para dirigir para o aeroporto de Porto Kaituma. Ryan tinha a intenção de ficar, mas foi atacado por um membro do Templo do Povo, Don Sly, com uma faca. Ele não estava ferido, mas Dwyer insistiu que devia Ryan sair com eles. Dwyer havia planejado para voltar ao "Jonestown" mais tarde para resolver uma disputa com uma família que estava dividido sobre a questão de deixar Jonestown.
O congressita Leo Ryan perdeu sua vida
salvando outras almas perdidas, ele foi
o primeiro a esboçar preocupações
pelos cidadões americanos em Jonestown

A Time to Die

Como a delegação de Ryan estava se preparando para embarcar em seus aviões, Jim Jones chamou a comunidade de "Jonestown" juntos. Ele explicou-lhes, como se fosse uma premonição do que presciência, que alguém no avião ia matar Ryan. As conseqüências dessa ação seriam a de que as forças políticas que vinha tentando destruir Templo do Povo durante anos iriam atacar as pessoas em "Jonestown". O "inimigo" desceria sobre eles e matá-los sem piedade. Este não era uma nova ameaça para a comunidade em "Jonestown", eles tinham vivido em medo de um inimigo sem nome e destruidor por muitos anos, nem foi nova a solução de Jones para eles. Eles haviam sido preparados para o que ele chamou de "suicídio revolucionário" por algum tempo. 

. The Peoples Temple

Fundada em 1956 por Jim Jones, a Peoples Temple era uma igreja racialmente integrada focada em ajudar as pessoas em necessidade. Jones originalmente estabeleceu a Peoples Temple, em Indianapolis, Indiana, mas, em seguida, mudou-se para Redwood Valley, Califórnia, em 1966.
Jones teve uma visão de uma comunidade comunista, aquele em que todos viviam juntos em harmonia e trabalhou para o bem comum. Ele foi capaz de estabelecer isso de uma maneira pequena, enquanto na Califórnia, mas ele sonhava em estabelecer um composto fora dos Estados Unidos.

Este composto seria totalmente sob seu controle, permite que os membros do Templo do Povo para ajudar os outros na área, e estar longe de qualquer influência do governo dos Estados Unidos.

Jonestown: O Estabelecimento, na Guiana

Jones encontrou um local remoto no país sul-americano da Guiana que se encaixam às suas necessidades. Em 1973, ele arrendou um terreno do governo da Guiana e teve os trabalhadores começam limpá-lo da selva.

Uma vez que todos os materiais de construção necessários para ser enviado para a acomodação agricola em Jonestown, a construção do local era lento. No início de 1977, havia apenas cerca de 50 pessoas que
Membros mortos após o envenenamento a quem diga que os
corpos foram deslocados para ficarem como em um abraço,
um ao lado do outro, tendo em vista que a morte por cianureto
faz o corpo ter convulsões e espumar pela boca, dificilmente
todos estariam assim, na mesma posição.
vivem no composto e Jones ainda estava nos EUA

No entanto, tudo isso mudou quando Jones recebeu a notícia de que uma exposição estava prestes a ser impresso sobre ele. O artigo exposição incluiu entrevistas com os ex-membros. A noite antes que o artigo era para ser impresso, Jim Jones e várias centenas de membros do Templo do Povo voou para a Guiana e se mudou para o composto Jonestown.

As coisas dão errado em Jonestown

Jonestown era para ser uma utopia. No entanto, quando os membros chegaram a Jonestown, as coisas não eram como eles esperavam. Como não havia cabines suficientes construídas para abrigar pessoas, cada cabine estava cheia de beliches e superlotadas. As cabines também foram segregadas por sexo, para que casais casados fossem obrigados a viver separados.

O calor e a umidade em Jonestown era sufocante e causou um número de membros para ficar doente. Os membros também eram obrigados a trabalhar longas jornadas de trabalho no calor, muitas vezes até 11 horas por dia.

Durante todo o tempo no composto, os membros podiam ouvir a voz de Jones transmissão através de um alto-falante. Infelizmente, Jones vezes quis falar sem parar em o alto-falante, mesmo durante a noite. Exausto do trabalho de um dia longo, os membros fizeram o seu melhor para dormir com ele.

Embora alguns membros realmente amassem estar vivendo em Jonestown, outros queriam sair. Uma vez que o composto foi cercado por quilômetros e quilômetros de selva e rodeado por guardas armados, membros necessário permissão de Jones para sair. E Jones não queria que ninguém saísse. 

Líder da seita, Jim Jones, até hoje
não se sabe quem o matou.
O congressista Ryan Visita Jonestown

Representante dos EUA Leo Ryan de San Mateo, Califórnia ouvido relatos de coisas ruins que acontecem em Jonestown e, assim, decidiu ir para Jonestown e descobrir por si mesmo o que estava acontecendo. Ele tomou ao longo de seu assessor, uma equipe de filmagem da NBC, e um grupo de parentes dos membros interessados ​​Peoples Temple.

No início, tudo parecia bem para Ryan e seu grupo. No entanto, naquela noite, durante um grande jantar e baile no pavilhão, alguém secretamente passou uma nota com os nomes de algumas pessoas que queriam sair com um dos homens da NBC. Em seguida, tornou-se claro que algumas pessoas estavam sendo mantidas contra sua vontade em Jonestown.

No dia seguinte, 18 de novembro de 1978, o Ryan anunciou que estava disposto a tomar qualquer um que desejasse sair de volta para os Estados Unidos. Preocupado com a reação de Jones, apenas algumas pessoas aceitaram a oferta de Ryan.

O ataque no aeroporto

Quando chegou a hora de ir embora, os membros do Peoples Temple, que tinham declarado que queriam sair de Jonestown subiram a bordo de um caminhão com a comitiva de Ryan. Antes do caminhão ficou longe, Ryan, que decidiu ficar para trás para garantir que não havia mais ninguém que queria sair, foi atacado por um membro Peoples Temple.

O assaltante não conseguiu cortar a garganta de Ryan, mas o incidente deixou claro que Ryan e os outros estavam em perigo. Ryan, em seguida, juntou-se ao caminhão e deixou o composto.

O caminhão chegou com segurança ao aeroporto, mas os aviões não estavam prontos para sair, quando o grupo chegou. Enquanto esperavam, um trator e um reboque puxado para cima perto deles. Desde o trailer, membros Peoples Temple apareceram e começaram a atirar no grupo de Ryan.

Na pista, cinco pessoas foram mortas, incluindo o congressista Ryan. Muitos outros ficaram gravemente feridos.

O suicídio em massa em Jonestown: Tomando suco de uva envenenado

Ao voltar em Jonestown, Jones ordenou que todos se reúnissem no pavilhão. Uma vez que todos estavam reunidos, Jones falou com sua congregação. Ele estava em pânico e parecia agitado. Ele estava chateado que alguns de seus membros o tinha deixado. Ele agiu como as coisas tinham que acontecer em uma pressa.

Ele disse à congregação que haveria um ataque ao grupo de Ryan. Ele também disse que, por causa do ataque, Jonestown não era seguro. Jones tinha certeza de que o governo dos EUA iria reagir fortemente para o ataque em grupo de Ryan. "Quando eles começam paraquedismo no ar, eles vão filmar alguns dos nossos bebês inocentes", Jones disse-lhes.

Jones disse à sua congregação que a única saída era a cometer o "ato revolucionário" de suicídio. Uma mulher falou-se contra a idéia, mas depois de Jones ofereceu razões pelas quais não havia esperança em outras opções, a multidão manifestou-se contra ela.

Quando foi anunciado que Ryan estava morto, Jones tornou-se mais urgente e mais enérgico. Jones pediu a congregação a cometer suicídio, dizendo: "Se essas pessoas pousarem aqui, eles vão torturar alguns dos nossos filhos aqui. Eles vão torturar o nosso povo, eles torturam os nossos idosos. Nós não podemos ter isso."

Jones disse a todos para que se apressassem. caldeirões cheios de suco de uva com sabor Sabor-Aid (não Kool-Aid), cianeto, e Valium foram colocados no pavilhão aberto.

Bebês e crianças foram levados em primeiro lugar. Seringas foram usadas para despejar o suco envenenado em suas bocas. As mães, em seguida, beberam um pouco do ponche envenenado.

Corpos da congregação estendidos ao longo do acampamento
Em seguida foram os outros membros. Alguns membros já estavam mortos antes que os outros terem as suas bebidas. Se alguém não era cooperativa, havia guardas com armas e arpões para incentivá-los. Levou cerca de cinco minutos para cada pessoa a morrer.

Naquele dia, 18 de novembro de 1978, 912 pessoas morreram de beber o veneno, 276 dos quais eram crianças. Jones morreu com um único ferimento de bala na cabeça, mas não está claro se ou não, ele fez isso a si mesmo.

Apenas um punhado ou mais pessoas sobreviveram, seja por fugir para a selva ou escondido em algum lugar do composto. No total, 918 pessoas morreram, seja no aeroporto ou no composto Jonestown.



Gostaram? Esse caso é muito interessante, como prometido abaixo um documentário, no youtube,"Jonestown The Life and Death of Peoples Temple", em português "Massacre em ]Jonestown", bom o documentário é legendado, podem ver sem medo. Recomendo que procurem mais videos também especialmente as gravações de morte (death tapes)