quarta-feira, 20 de novembro de 2013

3 guys and 1 hammer

Maníacos

 Maníacos de Dneproprtrovsk é a denominação que a mídia deu aos assassinos responsáveis por uma série de assassinatos em Dnepropetrovsk, na Ucrânia, nos meses de junho e julho de 2007. O caso ganhou notoriedade devido às gravações de alguns assassinatos, que acabaram caindo na rede. Dois jovens de 19 anos, Viktor Sayenko e Igor Suprunyuck foram acusados por cometerem 21 assassinatos e Alexander Hanzha, um terceiro cúmplice, foi acusado de dois assaltos a mão armada que ocorreram antes dos assassinatos. Em 11 de fevereiro de 2009, os três foram declarados culpados. Suprunyuck e Sayenko estão em prisão perpétua e Hanzha recebeu 9 anos de prisão. Os advogados de Suprunyuck e Sayenko declararam que recorrerão às acusações.


Os seriais killers Igor Suprunyuck e Viktor Sayenko,  se tornaram amigos na idade de 14 anos na escola em Dnepropetrovsk, na Ucrânia, junto com um terceiro rapaz, Alexander Hanzha. O trio logo descobriu que eles tinham uma coisa específica em comum: um desejo de superar seus medos. Suprunyuck e Sayenko temia alturas, e Hanzha sangue, e todos eles tinham medo de ser espancados por valentões. Seus esforços para se tornarem mais corajoso começou inocentemente com atividades como se pendurado de varandas, mas evoluiu para torturar e mutilar os cães, gatos e outros animais. Os assassinatos parecem ter sido a maneira de Suprunyuck e Sayenko de combater o medo das pessoas.

Após a formatura, eles começaram a sair juntos e Suprunyuck a roubar as pessoas. Hanzha foi preso por acusações não relacionadas antes da matança começar. Ele não participou dos assassinatos, mas foi condenado por participação em um dos roubos. Hanzha viria a denunciar a tortura de seus amigos aos animais, apesar de que a atividade em especial foi supostamente destinado a ajudá-lo a superar seus medos de sangue e de ferir os animais. O caso é notável que o trio, duo mais tarde, gravou a maioria de suas obras, incluindo os horrores que perpetravam em suas vítimas humanas e animais. Apesar dessa evidência, os jovens e suas famílias insistem que eles são completamente inocentes. Eles dizem terem sido enquadrados em uma conspiração para proteger os verdadeiros assassinos: altamente colocados, pessoas poderosas que estão acima da lei.

Como a notícia se espalhou, Suprunyuck e Sayenko rapidamente se tornaram conhecido como Os Maniacs Dnepropetrovsk. Eles foram presos em 23 de julho de 2007, após uma série de 21 assassinatos e nove não-letais ataques que ocorreram entre 25 de junho e 23 de julho. A maioria de suas vítimas eram, de alguma forma vulneráveis, eles procuravam os  mais fracos para seus alvos, mendigos, idosos, jovens, transeuntes e mulheres. Todas as vítimas foram espancadas, as armas dos assassinos normalmente eram martelos e barras de metal. A maioria das vítimas esfacelaram rosto que as deixava irreconhecível. Muitas das vítimas foram roubados, embora nenhum deles foram vítimas de violência sexual. Os assassinos muitas vezes torturavam e multilavam, arrancavam os olhos, cortavam orelhas ou evisceravam, como fizeram com uma mulher grávida.

Eles foram pegos após uma vitíma escapar Vadim Lyakhov  (seu amigo foi morto) e deu à polícia informações suficientes para fazer esboços de seus agressores. Uma vez que os itens roubados começaram a aparecer em lojas de penhor locais, policiais, armados com seus esboços, rapidamente identificarão e os prenderam Suprunyuck e Sayenko. Embora os assassinos teriam confessado, o motivo dos assassinatos ainda não está claro. A polícia e os promotores não obtiveram nenhuma explicação mais simples que fosse,  mas há os rumores de que os jovens planejavam  matarem 40 pessoas e vender seus vídeos como filmes snuff persistem.

Um vídeo do assassinato vazou.

Suprunyuck foi acusado de 21 acusações de assassinato, oito de assalto à mão armada e uma contagem de crueldade animal. Sayenko foi acusado de 18 acusações de homicídio, cinco de roubo e uma acusação de crueldade contra os animais. Hanzha foi acusado de dois crimes de roubo. Hanzha, que não foi capturado em vídeo, se declarou culpado e pediu desculpas às famílias das vítimas. Os outros dois mais tarde se retrataram suas confissões citando a brutalidade policial, e queriam manter a sua inocência. Durante o julgamento, um vídeo do celular de um dos assassinatos foi mostrado ao tribunal como prova, em outubro de 2008. O mesmo vídeo vazou na Internet  em dezembro. O advogado e os réus alegaram que os vídeos foram alterados para implicar os seus clientes, e proteger os verdadeiros assassinos, que supostamente continuam foragidos. Os promotores e o juiz não descartaram  a hipotése de que pode haver outros cúmplices lá fora.

Em 11 de fevereiro de 2009, Suprunyuck e Sayenko cada um recebeu uma sentença de prisão perpétua. Seu apelo foi negado. Hanzha recebeu uma sentença de nove anos, além do que ele já estava servindo.

Assassinatos

Os dois primeiros  assassinatos ocorreram na noite do dia 25 de junho de 2007. A primeira vítima foi Ekaterina Ilchenk, uma mulher de 33 anos que voltava para casa depois de tomar um chá com o namorado. Segundo confissão de Sayenko, ele e Sprunyuck haviam "saído para passear". Suprunyuck tinha um martelo. Foi ele quem deu golpes na cabeça de Ilchenk. O corpo dela foi encontrado pela mãe às 5 da manhã.

Três horas depois do primeiro assassinato, os garotos atacaram uma segunda vítima, Roman Tatarevich. Ele dormia em um banco perto do local onde havia sido feita a primeira vítima. A cabeça dele foi brutal e repetidamente golpeada com objetos tão pesados que seu rosto ficou irreconhecível.

Em 1º de julho, mais duas vítimas, Evgeniya Grischenko e Nikolai Serchuk foram encontrados mortos na cidade vizinha de Novomoskovsk.

Na noite de 6 de julho, mais três pessoas foram assassinadas em Dnepropetrovsk. A primeira foi o militar Egor Nechvoloda, que havia se alistado há pouco tempo. Ele foi espancado até a morte enquanto voltava para casa depois de ter ido a uma boate. Sua mãe encontrou o corpo pela manhã, próximo ao edificío de apartamentos na Rua Bohdan Khmelnystsky.

Elena Shram, uma guarda noturna de 28 anos, também havia sido morta perto de uma esquina na Rua Kosiora. Segundo a confissão de Sayenko, Shram caminhava até eles, quando Suprunyuck lhe bateu várias vezes com o martelo que estava escondido debaixo da sua camiseta, até que ela caiu no chão. Ela levava uma bolsa com roupas, que ele pegou e abriu, pegando algumas das roupas para limpar o martelo. Na mesma noite, mataram uma mulher chamada Valentina Hanzha (que não tinha parentesco com o terceiro cúmplice, Alexanbder Hanzha).

No dia seguinte, 7 de julho, dois garotos de 14 anos que eram vizinhos, foram atacados à luz do dia enquanto pescavam. Um do dois, Andrei Sidyuck, foi assassinado, mas o outro, Vadim Lyakhov, conseguiu escapar.

No dia 12 de julho, um homem de 48 anos chamado Sergei Yatzenko, desapareceu depois de sair com sua bicicleta. O corpo foi encontrado quatro dias depois, com sinais claros de ataque  selvagem. O assassinato de Sergei foi gravado pelos próprios assassinos, e o vídeo vazou na internet, se tornando um famoso viral chamado 3 Guys and 1 Hammer

Outros treze  assassinatos se seguiram a esses, com a maioria dos corpos encontrados no mesmo dia. Pelo que parece, todas as vítimas foram escolhidas por acaso, ainda que fossem sempre frágeis ou estivessem debilitadas, como  mulheres, crianças, idosos,mendigos ou pessoas embriagadas.

A maioria das vítimas foram assassinadas com objetos pesados como martelos e barras de aço. Batiam na cara, deixando as faces das vítimas totalmente desfiguradas e irreconhecíveis. Muitas vítimas foram  torturadas e mutiladas. Não houve  abuso sexual em nenhum caso. Em alguns deles, as vítimas tiveram os celulares roubados entre outros pertences para serem vendidos.

Os  assassinatos se estenderam a um grande raio que ia além da cidade de Dnepropetrovsk. Alguns foram feitos em áreas dentro do distrito (oblast) onde se localizava a cidade.

Investigação

Não relacionaram os assassinatos realizados até 7 de julho com o ataque aos garotos em Podgorodnoye. Vadim Lyakhov, o sobrevivente, foi inicialmente preso, suspeito de assassinar o amigo. Não permitiram a ele pedir um advogado e foi espancado pela  polícia durante o interrogatório. De qualquer forma, averiguaram rapidamente que ele não era o culpado pela morte de Andrei Sidyuck, e que esse assassinato estava relacionado ao recente massacre. Lyakhov ajudou a polícia fazendo o retrato falado dos culpados.

Vários dias depois, no dia 14 de julho, uma mulher de 45 anos chamada Natalia Mamarchuck estava conduzindo sua scooter no povoado vizinho de Diyovka. Quando passava por uma área arborizada, dois homens correram até ela e a derrubaram. Então tiraram uma arma pesada, possivelmente um martelo ou um cano, e golpearam-na até a morte. Quando ela parou de se mexer, no chão, os homens subiram na scooter e fugiram. O ataque foi visto de uma certa distância por várias pessoas do lugar. Tentaram persegui-los, mas logo perderam as pistas. Duas crianças também viram o ataque de perto, escondidos a alguns metros de onde Mamarchuck foi assassinada. Eles deram uma detalhada descrição dos assassinos que coincidia com o que Lyakhov havia falado anteriormente. Um grupo de investigação foi rapidamente criado em  Kiev, liderado pelo investigador criminal Vasily Paskalov. Cerca de 2 mil investigadores trabalharam no caso.

A princípio a investigação foi feita em segredo. Sem informações oficiais acerca dos assassinatos e as pessoas não foram avisadas sobre possíveis ataques tão pouco foram descritos os suspeitos. Ainda assim, rumores do assassinato mantiveram as pessoas em suas casas por várias noites. Os investigadores distribuíram alguns retratos dos suspeitos e listas de propriedades roubadas para as casas de penhor locais. As propriedades roubadas começaram a aparecer nas casas de pwnhores na cidade do distrito de Leninskiy. A combinação dos retratos e as propridades roubadas encontradas guiaram as autoridades até os suspeitos.

Tradução Inglês do que os assassinos estão dizendo: (não fui eu que traduzi, posso corrigir depois ou não, de qualquer jeito dá pr entender)

"Espere, espere. É mais foda puro, "provavelmente dizendo que tomar cuidado com o sangue. 
* Rindo * 
"Espere, espere, espere, não bate, não o atingiu. Vê-lo ... "o resto da frase é indistinta, mas ele provavelmente contando a cara para assistir o sangue como ele está ampliando para capturar o close-up 
O áudio a seguir não é claro. 
[Depois de esfaquear a chave de fenda
"O que? Com o quê? "Como o cinegrafista responde ao menino que esfaqueia a vítima 
"O que, ele ainda está vivo?", diz o cara esfaquear a vítima 
"Ele ainda está se movendo seus braços depois de eu rasgar seus intestinos" o cinegrafista abafa indistintamente 
"Ele está tendo um dia fodido", diz para o cara esfaqueá-lo depois que ele pisou em seu estômago. 
[fala mais abafado quando ele passa a esfaqueá-lo nos olhos com a chave de fenda] 
"Vem aqui rápido. Matá-lo já. " 
"O quê?", diz o stabber 
"Mate-o já." 
"Eu já coloquei o martelo. Ele já está morto. " 
"Eu coloquei-lhe os olhos e ele ainda não está morto", diz o cinegrafista 
"Pegue a faca" cameraman continua 
Produto * para cacete ele, então, interrompe dizendo * algo indistinto
"Mais, mais" cameraman dizendo o outro cara para manter concussão ele para ter certeza que ele está morto 
"Espere, espere" 
* Eles começam a caminhar de volta para o carro * 
falar mais abafado do assassino loiro 
"Lavar as mãos" cameraman diz e diz a ele para pulverizar produtos químicos de limpeza no martelo 
"Eu vai segurar " 
* conversa abafada do cara lavar o martelo * 
* falar mais abafado do cara lavar o rosto e andando para trás de seu carro * 
"Eu enfiei a chave de fenda em seu cérebro", diz o homem da câmera
conversa * abafado da cara lavando as mãos * 
"Eu tenho ele no nariz de seu olho", ou algo nesse sentido 
"Eu não entendo como ele estava vivo? Eu senti seu cérebro ", diz o homem da câmera 
"Eu estava segurando a chave de fenda como esta * abafado / Não entendo *" 
Antes de o vídeo termina o loiro diz: "Tudo bem, vamos obter uma imagem