sábado, 26 de maio de 2012

E você, já sonhou com este homem?


Retrato falado "do homem"
Toda noite, no mundo todo, milhares de pessoas sonham com este rosto. E você, já sonhou com este homem?
Em janeiro de 2006, em Nova York, uma paciente de um renomado psiquiatra, desenhou um rosto de um homem que repetidamente aparecia em seus sonhos. Em várias ocasiões, o homem lhe deu conselhos sobre sua vida privada. A mulher jura que nunca o viu antes.
O retrato ficou esquecido na mesa do psiquiatra por uns dias, até que outro paciente o reconheceu e disse que o homem sempre o visitava em seus sonhos. Ele também disse que nunca o tinha visto antes.
O psiquiatra resolveu mandar o retrato para outros médicos com pacientes que tinham os mesmos sonhos. Depois de alguns meses, quatro pacientes o reconheceram como sendo uma presença constante em seus sonhos. Todos os pacientes se referiam a ele como ESTE HOMEM.
De janeiro de 2006 até agora, ao menos 2000 pessoas afirmam ter visto este homem em seus sonhos, em várias cidades do mundo: Los Angeles, Berlim, São Paulo, Roma, Beijing, Paris, Moscou, etc. 
Até o momento, não tem relação ou algo em comum entre as pessoas que sonharam com o homem. Entretanto, nenhuma pessoa foi reconhecida como sendo o homem do retrato por pessoas que já o viram em sonhos. 

No site thisman.org, foram criadas teorias sobre quem seria o homem e como ele entraria no sonho de outras pessoas. 

1. A Teoria do Arquétipo:
Segundo a teoria psicanalítica de Jung, este homem é uma imagem arquétipica que pertence ao nosso inconsciente coletivo e vem à tona em tempos de dificuldades (circunstâncias emocionais, mudanças dramáticas em nossas vidas, as situações de stress, etc) em indivíduos particularmente sensíveis.

2. Teoria religiosa:
De acordo com esta teoria, este homem é a imagem do Criador, isto é, uma das formas na qual Deus se manifesta hoje em dia. Esta é a razão pela qual seus conselhos e as palavras que pronuncia durante os sonhos devem ser sistematicamente seguidas por quem sonha com ele.

3. Teoria do super sonhador:
Segundo esta teoria, este homem é uma pessoa real, que pode entrar em sonhos das pessoas por meio de habilidades psicológicas específicas. Alguns acreditam que na vida real, esse homem se pareça com o dos sonhos. Outros pensam que o homem dos sonhos parece completamente diferente do seu homólogo da vida real. Algumas pessoas parecem acreditar que por trás deste homem há um plano de condicionamento mental desenvolvido por uma grande corporação.

4. Teoria da imitação dos sonhos:
Esta é uma psico-científica teoria sociológica que afirma que este fenômeno surgiu casualmente e desenvolveu progressivamente por imitação. Basicamente, quando as pessoas estão expostas a este fenômeno se tornam tão profundamente impressionadas que passam a também ver este homem em seus sonhos.

5.Teoria do reconhecimento diurno:
Esta teoria afirma que as aparições do homem são puramente casuais. Normalmente, nós não conseguimos nos lembrar dos rostos que vemos em nossos sonhos. A imagem deste homem seria, assim, um instrumento que, no dia-a-dia das pessoas, facilitaria o reconhecimento de uma imagem onírica indefinida.

Achei interessante alguns sonhos descritos no site e traduzi para vocês terem ideia de como funciona a aparição do homem em sonhos alheios. 
"Eu sempre tive este sonho de estar voando sobre o céu de minha cidade e observando meus amigos lá de cima. Desde que eu me mudei para outra casa, eu comecei a encontrar este homem enquanto voava. Não sempre que eu sonhava com isso, mas com bastante frequência. Ele voa também, mas nunca fala."
 "Eu vi este homem em meu sonho, ele estava vestido de Papai Noel. Quando ele apareceu, eu fiquei tão feliz, assim como quando eu era criança. Então ele sorriu pra mim e sua cabeça se transformou em um balão, voando no ar sobre mim, mas não importa o quanto eu tento pegá-lo, eu simplesmente não consigo."
"Eu sonhei com este homem... Ele era brasileiro e muito bonito. Ele era tipo um professor, com 6 dedos na mão direita. Ele disse que se os Estados Unidos sofressem um acidente nuclear, era para irmos para o norte!"
O engraçado é que no mundo todo estão espalhando cartazes contando a história do homem e buscando outras pessoas que também o tenham visto.

Cartaz que estava na Av. Paulista - São Paulo
E aqui vão outros retratos do homem, disponível no site oficial.


E você, já sonhou com este homem?