quinta-feira, 28 de junho de 2012

Hotel California: a música e suas curiosidades

Camarillo State Hospital atualmente
A música "Hotel California", do grupo The Eagles, lançada em 1976 e premiada com o Grammy Awards em 1978 na categoria "Record of the Year", carrega algumas curiosidades.
Com uma letra abstrata, surgiram algumas teorias em relação a canção. Uma delas, dizia que o "Hotel California", na verdade, seria a denominação dada ao "Camarillo State Hospital", um sanatório localizado em Ventura, entre Los Angeles e Santa Bárbara, que funcionou entre os anos de 1936 a 1997. Durante seu auge, entre as décadas de 1950 e 1960, o hospital era referência no tratamento de doentes mentais. 
Por estar perto de Los Angeles, o hospital serviu como inspiração para filmes, televisão e música. Alguns famosos que sofreram de doenças mentais, tuberculose ou problemas com drogas, passaram seus dias dentro da instituição. Charlie Parker (1920 - 1955), saxofonista americano de jazz e compositor, compôs a música "Relaxing in Camarillo" enquanto estava se desintoxicando do seu vício de heroína. 

O hospital em funcionamento
Camarillo foi destinado a se transformar em uma prisão, mas, por interesse da comunidade, acabou se tornando a Universidade do Estado da Califórnia. A maioria dos edifícios do complexo foram preservados e restaurados, inclusive a torre com sinos das missões, original do ano de 1930, que é citada na música dos Eagles. 
Outra interpretação é considerada por muitos: o hotel como referência ao consumo de drogas, nota-se, principalmente, pela frase "you can check out any time you like, but you can never leave" (você pode encerrar quando quiser, mas nunca abandonar).

The Eagles - Hotel California

Numa estrada escura e deserta, vento fresco em meus cabelos
Cheiro morno de baseado, se erguendo pelo ar
Logo a frente a distância, eu vi uma luz trêmula
Minha cabeça ficou pesada e minha visão embaçou
Eu tive que parar para dormir

Lá estava ela na entrada da porta;
Eu ouvi o sino da recepção
e estava pensando comigo mesmo:
"Isso poderia ser o Céu ou o Inferno".

ela ela acendeu um candelabro e me mostrou o caminho.
Havia vozes pelo corredor,
Eu acho que ouvi elas dizerem...

Bem-vindo ao Hotel Califórnia,
Que lugar encantador
Que rosto encantador.
Vários quartos no Hotel Califórnia,
Qualquer época do ano,
você pode nos encontrar aqui.

Sua mente é depravada, ela tem um Mercedes-Benz,
Ela tem vários lindos, lindos rapazes, que ela chama de amigos.
Como eles dançam no jardim, doce suor de verão,
Alguns dançam para lembrar, alguns para esquecer.

Então eu chamei o Capitão,
"Por favor, traga-me meu vinho".
Ele disse: "Nós não temos essa especiaria aqui desde 1969".
E ainda assim aquelas vozes estão chamando, à distância,
Te acordando no meio da noite
Só para ouvi-las dizerem...

Bem-vindo ao Hotel Califórnia,
Que lugar encantador
Que rosto encantador.
Nós estamos vivendo no Hotel Califórnia,
Que surpresa agradável
tragam seus álibis

Espelhos no teto,
Champagne Rosê no gelo,
E ela disse: "Nós somos todos apenas prisioneiros aqui, por nossa própria conta"
E no aposento do mestre,
Eles se reuniram para a festa.
Eles apunhalavam aquilo com seus punhais de aço,
Mas simplesmente não podiam matar a besta.

A última coisa que me lembro, eu estava
Correndo para a porta
Eu tinha de encontrar a passagem de volta
Para o lugar onde estava antes.
"Relaxe", disse o porteiro,

"Nós somos programados para receber
Você pode assinar a saída quantas vezes quiser,
Mas você nunca poderá sair!"