quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lendas japonesas - Parte 2

Lendas orientais
Ahhhh voltei com mais lendas japonesas!
Essa é a versão oriental da nossa "loura do banheiro". Acredito que muitos de vocês já brincaram na escola: ir banheiro, falar três palavrões e a loura aparecia com algodão no nariz... Enfim, agora é a vez da Hanako.

Toire no Hanako chan

Hanako
Hanako era uma garotinha que foi brincar de pique-esconde com os amiguinhos, se escondendo na terceira porta do fundo do banheiro do 3º andar. Ninguém sabe o motivo, mas a menininha foi encontrada morta um tempo depois. 
Os boatos que surgiram depois, afirmavam que a alma de Hanako continua presa no banheiro e haviam maneiras de chamar a sua atenção:

1 - ir no banheiro do 3º andar
2 - bater três vezes na porta e falar "Hanako, você está aí?" (Hanako chan, irashaimasu ka?). Se após repetir isso três vezes, você ouvir uma voz dizendo "sim!" (Hai): prepare-se, pois você verá Hanako!

Apesar disso ter acontecido em um único banheiro, rapidamente a lenda se espalhou pelos colégios do Japão, e se tornou uma das lendas urbanas mais famosas do país.

Obs: Essa lenda só acontece nos banheiros femininos! 

Okiku - A boneca viva 

Okiku
Kikuko era uma garotinha de 3 anos quando adoeceu gravemente, em agosto de 1932. Seu irmão visitava a cidade de Sapporo, Hokkaido, ilha ao norte do Japão, quando viu uma boneca e compro-a para Kikuko. A garotinha adorou a boneca e nunca mais se separou dela. 
Passado um tempo, Kikuko adoeceu ainda mais e em janeiro de 1933, veio a falecer. É costume, no dia da cremação do corpo, colocar objetos que a pessoa mais gostava dentro do caixão, para serem cremados juntos. Porém, a família de Kikuko, no auge de sua dor, esqueceu de colocar a boneca junto da menina.
Após o ritual de cremação, a boneca, que recebeu o nome de Okiku, foi colocada no oratório, ao lado das cinzas da criança, onde a família costumava fazer as orações. Com o passar do tempo, era notável que o cabelo da boneca parecia crescer. 
Na década de 40, com a guerra, a família teve que fugir para o interior, deixando a boneca com os sacerdotes do templo Mannenji, que a guardaram juntamente com as cinzas de Kikuko. Com o fim da guerra, a família retornou para a cidade e foram buscar seus pertences no templo. Com surpresa notaram que os cabelos da boneca não pararam de crescer!
A pedido do irmão da garotinha, a boneca continuou no templo, chamando a atenção da imprensa e de pesquisadores, que até hoje não conseguiram encontrar uma explicação para o fenômeno. 
O templo, que fica em Hokkaido, é visitado por turistas e curiosos, que querem comprovar a transformação da boneca. Há controvérsias, mas dizem que as transformações são visíveis: O cabelo, antes nos ombros, agora chegam na cintura. Os lábios, antes fechados, agora estão entreabertos e úmidos, e os olhos parecem olhar para as pessoas com expressões vívidas. 
Os japoneses prezam muito a vida após a morte e para eles, que reverenciam os deuses e objetos, tudo é dotado de espírito e precisa ser queimado quando não é mais usado, em sinal de agradecimento e para que os espíritos descansem em paz.


Recado: Quero agradecer as MUITAS visitas no blog, novamente, porque isso está tomando proporções gigantescas e eu estou muito feliz!! Cada vez, espero, que fique melhor e melhor! Valeu, galera!!!