quarta-feira, 18 de julho de 2012

Os fenômenos por detrás do filme "Poltergeist"

Poltergeist
Poltergeist é uma palavra de origem alemã, usada primeiramente por Martin Lutero, constituída pela junção dos vocábulos: polter = perturbar, fazer barulho, brincar e geist = espírito, fantasma. Ou seja, poltergeist seria um espírito zombeteiro, barulhento. 

Segundo os parapsicólogos, quando um poltergeist tomam conta de uma casa e passam a aterrorizar seus moradores, é porque dentro dela, existe uma pessoa paranormal ou dotada de psicocinesia. 

Em 1982, foi rodado o filme Poltergeist e durante as gravações, ocorreram diversos casos sobrenaturais. Mas o que realmente marcou a produção, foi a morte das duas atrizes Dominique Dunne e Heather O´Rourke. 

Dominique Dunne
Dominique era filha do roteirista e novelista Dominick Dunne e em 1982, ela estrelava duas produções ao mesmo tempo, Poltergeist e Hill Street Blues. Ela era casada com John Sweeney, um marido violento e que frequentemente a batia. Por diversas vezes, Dunne chegou com hematomas e ferimentos nas gravações. 

Cansada de sofrer, Dominique decidiu se separar do marido, no Dia das Bruxas daquele mesmo ano. Mas no dia 30 de outubro, enquanto a atriz e o ator David Parker ensaiavam para o seriado, John apareceu e discutiu com sua ex-mulher, estrangulando-a e causando morte cerebral, deixando-a em coma. Ela faleceu no dia 4 de novembro de 1982, quatro meses após atuar em Poltergeist - O Fenônemo, onde interpretou o papel de Dana Feeling. 

Heather O'Rourke
O caso da atriz Heather O'Rourke foi o mais estranho. A atriz mirim, que interpretou a protagonista de cabelos louros nos três filmes da série, faleceu enquanto filmava o terceiro filme, em 1988. Tudo começou em 1987, quando Heather passou mal, mas seus exames não mostraram nenhuma alteração. Na manhã de 31 de janeiro de 1988, ela acordou vomitando e algum tempo depois, teve uma parada cardíaca, vindo a desmaiar e posteriormente, faleceu. 

Heather faleceu no dia 1 de fevereiro de 1988, aos 12 anos de idade, no Hospital Infantil de San Diego. Após entrar na sala de cirurgia, a atriz faleceu as 14:33, sem causa aparente. Mas, o que parecia estranho, veio a tona, quando os médicos descobriram se tratar de um bloqueio intestinal, podendo ter sido resolvido com uma cirurgia.