segunda-feira, 22 de abril de 2013

Curiosidades sobre o filme Evil Dead - A Morte do Demônio (1981) e Evil Dead (2013)

Faaaaaaaaaala galera louca, tudo bom com vocês?
Acho que vocês, como bom sanguinários que são, já viram que estreiou no cinema o remake de Evil Dead - A Morte do Demônio (ou "Uma Noite Aluciante", nome que eu não gosto e não vou usar). Ok, sempre que estreia um remake, eu vou com 5 pedras na mão pra julgar, mas até que esse não me decepcionou tanto. 
Apesar de não superar o original (na minha opinião), algumas cenas salvaram por si só o filme todo e valeu o preço (absurdo, diga-se de passagem) do ingresso.

Entãoooo, vou fazer um post falando algumas curiosiodades do filme original, de 1981 e do remake. E vou colocar uma sinopse pra encorajá-los a assistir.

Ash - protagonista de Evil Dead (1981)

Sinopse Evil Dead (1981) - Cinco estudantes da Universidade de Michigan decidem passar um final de semana em uma casa isolada. Lá eles encontram o livro dos mortos, um documento que data da época da Babilônia e que está relacionado ao livro dos mortos egípcio. Enquanto vasculham a casa os amigos gravam em fita alguns encantamentos demoníacos, escritos no livro. A partir de então eles são possuídos por espiritos, um a um. O primeiro alvo é Cheryl (Ellen Sandweiss), brutalmente estuprada pelas forças do mal. Ash (Bruce Campbell), seu irmão, resolve levá-la a uma cidade próxima, mas descobre que a única ponte que leva ao local está destruída. Logo a transformação de Cheryl em demônio é concluída, resultando em seu ataque aos amigos. 

Capa VHS de "Uma Noite Alucinante"
CURIOSIDADES
- No filme, foram utilizadas tomadas em que a câmera perseguia a grande velocidade alguns personagens, representando assim uma visão em primeira pessoa do espírito que os ataca. Essas tomadas se realizaram montando a câmera em uma mesa de madeira, que era carregada por duas pessoas que a moviam rapidamente através do bosque.

- A voz demoníaca que possui os corpos pertence a Sam Raimi.

- Os corpos possuídos, tanto do garoto quanto da garota (irmã de Ash), que aparecem no final do filme desfazendo-se pelo maligno que está dentro deles, e sendo devorados por centenas de baratas e vermes, foram feitos com plasticina (massinha de modelar) e utilizando a técnica de Claymation.

Carro e cabana na floresta
- O carro de Ash, é o carro real do diretor Sam Raimi. Esse carro aparece em todos os seus filmes, incluindo as sequências desta e Spider-man.

- Quando Ash encontra o Necromicon, se pode ver um pôster de “The Hills Have Eyes” (de Wes Craven)

- Os dois pescadores que aparecem no começo do filme, são o diretor Sam Raimi e o produtor Robert Tapert.

- Em 2005, a revista britânica “Total Film”, colocou este filme em número 17 dos 50 melhores filmes de terror da história.

- O filme foi proibido na Irlanda, está censurado na Coréia do Sul, estava censurado na Inglaterra até 2001, na Suécia até 1997 e na Alemanha (antes proibido).

Demônio preso no porão
- Na realidade, na cabana de Tennessee não existia nenhum sótão, por isso, foi escavado um buraco de aproximadamente 3m² para rodar as cenas de dentro dele, mostrando que o demônio estaria olhando para fora. Lá dentro, os câmeras passavam mal porque fazia muito frio no buraco.

- Dois anos depois da estreia de The Evil Dead, a cabana onde aconteceram as gravações, foi destruída e queimada por um grupo de jovens.

- Stephen King disse: “O filme mais ferozmente original de 1982; sem sombra de dúvidas!”. E falava sério, pois algumas pessoas que compareceram à première do filme no Festival de Cannes (a qual foi assistida por King), contam que o viram com o rosto escondidos entre as mãos durante algumas partes do filme.

- Quando Sam Raimi, Bruce Campbell e Robert Tapert montaram a “Renaissance Pictures Ltda.”, seu objetivo principal era produzir um filme de terror que rompesse moldes e que estivesse um passo à frente do gênero. Estavam dispostos a assustar, transgredir e entreter até os maiores fãs do cine “gore”. Essa foi a ideia original de The Evil Dead.  

- Sam Raimi confessou a alguns jornalistas franceses, que seu guia na hora de rodar um filme se baseava nos mandamentos:
1) Os inocentes devem sofrer;
2) Os culpados devem ser castigados;
3) Deve provar o sangue para se converter em um homem;
4) Os mortos se levantarão;

- Todos os protagonistas são de Detroit (lugar onde aconteceu o casting). Curiosamente todas as meninas que se apresentaram ao casting, iam acompanhadas com seus namorados para saber se se tratava de pornô ou snuff, pois ninguém desconfiava que era este filme tão diferente.

Possuído se decompondo
- O filme evitou a classificação X na base da sagacidade. Quando os possuídos eram desmembrados, Sam Raimi preferiu que seu sangue fosse branco (com 2% de leite) para enganar os membros da comissão de classificações.

- O filme foi gravado por Sam quando tinha apenas 20 anos. Com uma equipe de 37 pessoas, gravou durante 3 meses nas montanhas de Tennessee.

- O diretor Sam Raimi e o ator Bruce Campbell eram amigos de colégio, tendo feito vários filmes em super-8 antes da realização de The Evil Dead.

- Sam Raimi queria que o título original fosse "Book of the Dead" ("O Livro dos Mortos"), mas o produtor Irvin Shapiro o modificou para The Evil Dead. O motivo foi que o título proposto afastasse o público adolescente, pouco afeito à literatura.

- O roteiro original previa que todos os personagens estivessem fumando maconha ao ouvirem pela 1ª vez a fita. Os atores resolveram fumar de verdade ao rodar a cena, mas a idéia não deu certo. O comportamento deles obrigou que a cena fosse posteriormente regravada.

- Após a conclusão da fotografia principal, na passagem de ano entre 1979 e 1980, a maioria dos atores deixou a produção. Entretanto ainda havia boa parte do filme a ser rodada, o que fez com que Bruce Campbell rodasse várias cenas com dublês, substituindo os atores principais.

- Bruce Campbell torceu o tornozelo ao rodar uma cena.

- A voz do professor na fita é de Bob Dorian, apresentador do American Movie Classics.

- O sangue visto em cena é uma combinação de Karo com corante alimentício vermelho. Em determinado momento das filmagens, a camisa de Bruce Campbell estava tão ensopada de sangue falso que, ao pegá-la, ela simplesmente quebrou. O sangue falso havia solidificado.

- A cena em que a personagem Cheryl é estuprada por árvores possuídas foi banida em alguns países.

Um salve pro original!
- Na Alemanha, The Evil Dead foi lançado nos cinemas e em vídeo no mesmo dia, devido a problemas com a censura local. O filme foi posteriormente proibido de ser exibido nos cinemas, mas permaneceu no top 10 local durante algumas semanas.

- O filme teve duas sequências: Evil Dead II (1987) e Army of Darkness (1992), e adaptado  como um musical da Broadaway em 2006.

- O orçamento de The Evil Dead foi de US$ 350 mil.

Evil Dead (2013)
Sinopse Evil Dead (2013) - Mia (Jane Levy) é uma garota viciada em drogas. Ela é levada pelos amigos Olivia (Jessica Lucas) e Eric (Lou Taylor Pucci) para uma cabana isolada na floresta, no intuito de realizarem uma longa cura de desintoxicação. Para a surpresa de todos, o irmão de Mia, David (Shiloh Fernandez), rapaz afastado dos amigos e familiares há tempos, também aparece, junto de sua namorada, Natalie (Elizabeth Blackmore). Entretanto, eles são surpreendidos ao descobrirem que a cabana havia sido invadida, e que o porão parece uma espécie de altar grotesco, repleto de animais mortos. Lá eles encontram um livro antigo, trancado. Atraído, Eric resolve abri-lo e lê-lo em voz alta, sem imaginar as consequências de seus atos. Mia começa a manifestar um comportamento estranho, interpretado no início como sintoma da abstinência. No entanto, aos poucos, todos percebem que uma força demoníaca se apoderou de seu corpo. 

O novo demônio do porão
CURIOSIDADES
- É o 1º longa-metragem dirigido por Fede Alvarez, que obteve destaque graças ao curta Ataque de Pânico! (2009). 

- Gillian Jacobs chegou a fazer uma audição para a personagem Mia, mas perdeu o papel para Lily Collins. Posteriormente, a atriz desistiu do filme e abriu espaço para a contratação de Jane Levy.  

- Agnes Bruckner e Thora Birch fizeram testes para a personagem Natalie. Já Jurnee Smollet-Bell fez uma audição para Olivia. 

- Se você pegar a primeira letra dos personagens David, Eric, Mia, Olivia e Natalie perceberá que elas formam a palavra demon (demônio, em inglês).  

Necronomicon de 2013
- Logo no início do filme pode-se ver que a personagem Mia usa um suéter da universidade de Michigan. Trata-se de uma homenagem a Sam Raimi, diretor do filme original, que estudou nesta universidade. 

- Apesar de não ser creditada, Diablo Cody escreveu um último tratamento do roteiro do filme. 



TRAILER DO EVIL DEAD - A MORTE DO DEMÔIO (2013)


É isso aí, povo. Espero que gostem do filme. 
Boa semana!