segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mistério do Oceano: O Bloop

Localização geográfica do Bloop
O "Bloop" é o nome dado a um som submarino de frequência ultra-baixa, extremamente poderosa, captada no verão de 1997 pelos microfones da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) e que até hoje não foram mais ouvidos ou explicados completamente.
 
A localização de seu rastreamento foi de algo em torno de 50° S 100° W (América do Sul, costa sudoeste), e eles são tão potentes, que se fossem feitos por algum ser vivo, ele deve ser muitas vezes maior que a baleia azul, o maior animal do planeta. O "Bloop" podia ser ouvido por mais de 5.000 km! Imagina o tamanho do animal...
 
A frequência Bloop
Agora, os cientistas levantam algumas hipóteses, não orgânicas para explicar o Bloop e outros sons estranhos: Submarinos Nucleares ou o mais provável: "O amplo espectro de sons gravados no verão de 1997 são consistentes com terremotos no gelo gerados por grandes icebergs que racham e fraturam. Hidrofones NOAA implantados no Mar da Escócia detectaram numerosos terremotos com espectrogramas muito semelhantes ao " Bloop".
 
O Animal Planet, e posteriormente o Discovery Channel, exibiram um documentário de 90 minutos chamado "Sereias", onde dizem que elas seriam as causadoras destes sons.


Eu não achei o documentário dublado, mas fica aqui o trailer sobre o doc. É interessante, confesso, mas não sei o que pensar sobre o Bloop.

Além do "Bloop", existem outros sons não identificados que ganharam nomes carinhosos, como "Train", "Upsweep" e "Julia". O mistério é tão grande que figura na maioria das vezes entre os top 10 mistérios não explicados da ciência de diversos sites.

Espectrograma do "Bloop" é compatível com terremotos no gelo gerados por grandes icebergs que racham e fraturam. Segue abaixo o video com o som:


E vocês, o que acham? Seria uma sereia? Uma criatura ainda não descoberta ou um simples iceberg rachando?