quarta-feira, 19 de junho de 2013

De louco todo mundo terá um pouco..

Então, me mandaram essa matéria da Editora Abril e eu achei interessante.

Seja drama, comédia ou romance, a loucura é um dos assuntos preferidos do cinema. Conheça 20 filmes famosos que mostraram personagens perturbados com distúrbios psiquiátricos.

Um Estranho no Ninho

Um Estranho no Ninho (1975)
Na adaptação do livro de Ken Kensey, o ator Jack Nicholson interpreta Randle Patrick Murphy, que se finge de louco para não ser mandando para a prisão pela sexta vez. Ele é enviado para uma instituição psiquiátrica, onde desobedece as regras e enfrenta a tirania da enfermeira Ratched. 
Exceto nos momentos em que demonstra afetividade pelos colegas, Randle possui várias características do transtorno de personalidade antissocial, também conhecida como psicopatia e sociopatia, como o histórico de violação dos direitos dos outros, a ausência de remorso, a incapacidade de aprender com os erros e a manipulação e sedução dos que os cercam.

Réquiem para um Sonho (2000)

Inspirado no livro do americano Hubert Selby Jr., Réquiem para um Sonho mostra as histórias de quatro pessoas lidando com seus vícios. Harry, a namorada, Marion, e o amigo, Tyrone, são viciados em heroína e veem a oportunidade de vender a droga para realizar o sonho de abrir uma loja de roupas. A mãe de Harry, Sara, é uma viúva solitária que adora televisão e começa a tomar anfetaminas para emagrecer e caber num vestido. A anfetamina, porém, provocatranstorno mental relacionado à substâncias, e Sara sofre as consequências, como forte sensação de prazer, euforia, sentimentos de grandiosidade, perda da capacidade de autocrítica, agressividade, agitação e falta de sono.

Procurando Nemo (2003)
Na animação, o peixe-palhaço Marlin parte numa jornada em busca do seu filho Nemo, que foi parar no aquário de um dentista. No caminho, ele ganha uma companheira, Dori, um peixinho que esquece tudo o tempo todo. Dori tem transtorno amnéstico, que faz com que a memória seja prejudicada.

Meu Nome não é Johnny

Meu Nome não é Johnny (2008)

O filme é baseado na história de João Guilherme Estrella (Johnny), um jovem de classe média que se tornou um dos maiores traficantes de cocaína no Rio de Janeiro da década de 1990. Johnny tem transtorno mental relacionado à cocaína, observado na pelo seu estado de euforia nas festas retratadas no filme. Ele chega a ficar três dias sem dormir por causa dos efeitos da droga.

Uma Mente Brilhante (2001)

Cinebiografia do gênio John Nash, um matemático americano ganhador do Nobel de Economia. Nash ganha fama ainda muito jovem, aos 21 anos, ao formular um complexo teorema matemático. Acaba indo trabalhar num projeto secreto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O cientista, que ouvia vozes e era introvertido e isolado, foi diagnosticado comesquizofrenia, transtorno psicológico grave cujas características são, entre outras, a apatia, a desatenção, a ausência de respostas afetivas e a incapacidade de sentir prazer.

Clube da Luta (1999)

O protagonista do filme está insatisfeito com seu trabalho e sua vida, querendo dar um rumo diferente para as coisas, quando encontra Tyler Durden, um boa pinta que ganha a vida vendendo sabonetes para boutiques. Ele vai morar com Tyler quando seu apartamento explode e, juntos, eles criam o Clube da Luta, onde homens se reúnem para lutar. Da relação estranha entre o protagonista e Tyler se percebe que o primeiro sofre de um transtorno psicótico mal definido.

O Iluminado

O Iluminado (1980)

O renomado cineasta Stanley Kubrick adaptou a obra do mestre do suspense, Stephen King. Jack, a mulher e o filho vão passar uma temporada num hotel sombrio e vazio quando ele aceita um emprego de zelador durante o inverno. Porém, coisas estranhas e assustadoras começam a acontecer e Jack se torna cada vez mais sinistro. Toda a família tem visões, o que caracteriza um transtorno psicótico.

Amadeus (1984)

A cinebiografia do gênio da música no século XVIII, Wolfgang Amadeus Mozart, ganhou oito Oscars, incluindo o de melhor filme. Na história do jovem Mozart, vê-se a sua alternância entre sintomas maníacos e depressivos, como é característico do transtorno bipolar. Mozart ora corre atrás de uma mulher para agarrá-la, ora se sente eufórico, com energia inesgotável.

Pequena Miss Sunshine (2006)

Na comédia, a desajeitada Olive, de sete anos de idade, deseja participar de um concurso de beleza infantil, o Pequena Miss Sunshine. A família, então, entra numa Kombi para fazer uma viagem e chegar até o concurso. O tio de Olive, Frank, se junta aos parentes depois de tentar se suicidar cortando os pulsos e passar um tempo numa instituição psiquiátrica. Ele sofre detranstorno depressivo maior, ou depressão unipolar, que faz com que a pessoa se sinta triste, fraca, desanimada, pessimista, com baixa autoestima, insônia e chorando facilmente.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

A comédia é estrelada e dirigida pelo amante de Nova York, Woody Allen. Ele é Alvy Singer, um escritor que vê a vida de um jeito muito pessimista: "cheia de solidão, miséria, sofrimento e tristeza". É obcecado pela morte e compra diversos livros com a palavra "morte" no título. Alvy tem transtorno distímico, ou distimia, caracterizado por sintomas depressivos de menor intensidade que os observados num quadro de depressão maior, porém de longa duração.

Uma Lição de Amor (2001)

Sam é um sujeito com retardo mental que cuida da filha Lucy, de sete anos. Ele corre o risco de perder a guarda da filha e precisa do depoimento da vizinha Annie, para tentar mantê-la. Mas Annie não consegue sair de casa porque sofre de agorafobia, um transtorno de ansiedade no qual a pessoa tem medo de situações ou lugares em que a fuga seja difícil ou um socorro não seja imediato em caso de pânico.

Adaptação (2002)

O roteirista do filme Quero ser John Malkovitch, se torna o personagem principal de Adaptação. Depois do sucesso do filme, Charlie recebe um convite para adaptar um livro para o cinema e percebemos seu comportamento obsessivo, paranoico, depressivo e completamente inepto na relação com as mulheres. Charlie tem transtorno de ansiedade generalizado, o que explica a preocupação excessiva.

Um Corpo que cai


Um Corpo que cai (1958)

Um dos mais famosos filmes do mestre do suspense, o diretor Alfred Hitchcock, mostra o detetive aposentado Scott Ferguson, que tem medo de altura, ou acrofobia. O medo é resultado de umestresse pós-traumático já que, quando era detetive, um colega morre ao tentar socorrê-lo do alto de um telhado onde fica pendurado durante a perseguição a um bandido.

O Aviador (2004)

O astro Leonardo di Caprio interpreta o protagonista na cinebiografia do multimilionário americano Howard Hughes. O jovem apaixonado por aviões dirige seu maior projeto, um filme sobre a Segunda Guerra Mundial que demora três anos para ficar pronto, em parte devido ao perfeccionismo de Hughes. 
O magnata tem transtorno obsessivo-compulsivo, sobretudo com relação à limpeza. No filme, ele chega a lavar as mãos tão violentamente que elas sangram.

Meu Primeiro Amor (1991)

A menina Vada Sultenfuss é obcecada com a morte. Sua mãe morreu e seu pai tem uma funerária. Ela só tem 11 anos, mas está sempre indo ao médico, pensando que está doente, tem câncer e vai morrer. Vada é hipocondríaca, ou seja, tem preocupação excessiva com a saúde e medo de desenvolver uma doença grave.

Paris, Texas (1984)

O filme começa com Travis vagando pelo deserto, morrendo de sede. Ele encontra um bar, entra e desmaia. Levado a um médico, ele não fala e parece não saber quem. O médico consegue falar com seu irmão, que leva um susto porque não tinha notícias do irmão há quatro anos. Travis tem sintomas de fuga dissociativa, um transtorno caracterizado por perda de memória, viagem súbita e perda de identidade.

Psicose (1960)

Em Psicose, obra-prima do cinema, a secretária Marion Crane pega os 40 mil dólares que deveria depositar no banco e foge para começar uma nova vida. Exausta depois de dirigir por horas, ela para no Motel Bates para descansar e é informada pelo dono, Norman Bates, de que é a primeira hóspede em semanas. Logo descobrimos que Bates, aparentemente um jovem tímido, não é tão inofensivo. Ele sofre de transtorno dissociativo de identidade, ou transtorno de personalidade múltipla, condição na qual a pessoa é dominado por duas ou mais personalidades distintas, sendo que cada uma delas tem controle total.

Os Excêntricos Tenenbaums (2001)

O filme é uma comédia sobre uma família totalmente disfuncional. Royal Tenenbaum, o pai quer reunir a família anos depois de ter abandonado a mulher e os três filhos, prodígios na infância, o que provoca a decadência da família. O problema é que, para conseguir juntá-los, ele inventa que está doente, o que caracteriza o transtorno factício, no qual a pessoa simula ou provoca sintomas físicos ou psicológicos apenas para obter atenção ou cuidados médicos.

Sexo, Mentiras e Videotape (1989)

Sexo, Mentiras e Videotape é sobre a relação entre quatro pessoas e uma câmera. Dois dos personagens apresentam disfunção sexual. Graham Dalton tem transtorno erétil masculino, ou seja, é impotente quando está com uma mulher, mas consegue ter ereção e orgasmo quando se masturba assistindo a vídeos de mulheres falando sobre suas experiências sexuais. E a personagem Ann Bishop Melaney tem transtorno do desejo sexual hipoativo. Ela conta para a câmera de Graham que não tem relações sexuais com o marido e não se sente bem quando é tocada por ele.

Lolita

Lolita (1962)

A adaptação do famoso livro do escritor russo Vladimir Nabokov mostra o romance entre um intelectual de meia idade, o professor Humbert Humbert, e a menina Lolita. No livro, ela tem 12 anos e no filme, 15. Humbert, que se casa com a mãe da menina, Charlotte, só pra ficar perto dela, é um pedófilo. A condição é um transtorno de preferência sexual no qual a pessoa sente atração preferencial ou exclusiva por crianças que ainda não tenham atingido a puberdade.

Fonte: MdeMulher

Acho engraçado como as produções cinematográfica brincam com doenças que nos fazem sofrer.. Mas ás vezes acho cômico esse lance de ser "mentalmente doente".