sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Crimes Históricos: 6 Notórios e Horripilantes Crimes de 2012


Confira o fim da lista de quarta feira...



Otávio Cardoso da Silva Neto
01 de Setembro de 2012. Maceió, Alagoas.

No dia 01 de Setembro de 2012, a universitária alagoana Bárbara Regina Gomes, 21 anos, desapareceu misteriosamente após sair de uma boate em Maceió. Ela foi até a boate com amigos e, estranhamente, foi embora sozinha com um homem que conhecera dentro da casa.

A estudante de contabilidade já havia sido candidata a Miss Alagoas em 2006 e era descrita como alegre e responsável por amigos e familiares. A polícia analisou as imagens das câmeras de segurança da boate e nelas é possível ver Bárbara saindo acompanhada de um homem.

O desaparecimento da jovem intrigou a polícia e durante mais de 20 dias nenhuma informação sobre as investigações foram reveladas. A família chegou a fazer um apelo emocionado em uma página no facebook.

E no dia 21 de setembro de 2012, uma sexta-feira, a Polícia alagoana convocou uma coletiva de imprensa para dar informações sobre o caso. Para a polícia alagoana o caso já havia sido desvendado, mas faltavam duas coisas: Achar o corpo da estudante e prender o seu assassino.

Segundo os investigadores, Bárbara foi morta por Otávio Cardoso da Silva Neto, de 25 anos. Eles se conheceram dentro da boate e Otávio a convenceu a ir embora com ele. Acredita-se que Otávio tenha tentado fazer sexo com Bárbara e diante da negativa da estudante, a levou para um canavial, a estuprou, estrangulou e a esfaqueou dezenas de vezes com um punhal.

Abaixo o vídeo da câmera de segurança da boate mostra o triste momento em que Bárbara sai da boate com o seu futuro assassino.
Barbara Regina Gomes

A pergunta que não quer calar: Porque Bárbara saiu sozinha da boate com um homem que acabara de conhecer ?

A resposta pode estar no próprio assassino. Otávio é descrito por amigos, familiares e pela própria polícia como um psicopata.

Uma das características mais comuns nos psicopatas são suas personalidades encantadoras e atraentes. São manipuladores e podem facilmente ganhar a confiança de qualquer pessoa. São pessoas que aprendem a imitar emoções, apesar de sua incapacidade para realmente sentí-los, o que faz com que, aos olhos de outras pessoas, pareçam inocentes e normais. Então não é difícil entender porque Bárbara, uma jovem que não costumava sair sozinha com homens, cedeu aos “encantos” de Otávio.

Esse é apenas mais um caso que ilustra bem o perigo que esses homens representam para a sociedade, principalmente para mulheres. A maioria das pessoas diagnosticadas com psicopatia não chegam a matar, mas os que matam, tem como suas principais vítimas as mulheres. Ted Bundys, Otávios, … existem às centenas e estão nas ruas esperando o momento certo para atacar.

Existem indícios de que Otávio tenha praticado outros assassinatos, fato não confirmado pela polícia mas também não descartado. Até o presente momento a polícia não conseguiu encontrar o corpo da estudante. Otávio também continua foragido. No dia 10 de outubr, a Polícia Civil de Alagoas divulgou um vídeo de Otávio dentro de uma loja de conveniência. O vídeo foi gravado 1 dia depois dele ter assassinado a estudante.

29 de Outubro de 2012. Kotli, Paquistão.

Até onde pode chegar a ignorância ? A maldade ?

No Paquistão, Mohammad Zafar e sua esposa Zaheen Zafar foram presos pela polícia após praticarem um crime bárbaro. O crime ocorreu em um remoto vilarejo ao sul da cidade de Kotli, em 29 de outubro último.

Qual o crime ? O casal simplesmente assassinou a própria filha, Anusha, de 15 anos de idade.

A polícia começou a desconfiar dos pais quando o rosto de Anusha foi coberto durante o seu funeral, o que não é uma prática normal na sociedade muçulmana de Kotli.

“Tinha um menino que veio em uma moto. Ela olhou para ele duas vezes. Eu disse para ela não fazer aquilo, é errado. As pessoas falam de nós porque nossa filha mais velha era do mesmo jeito,” disse o pai da garota.

É isso mesmo! Anusha foi morta porque olhou para um menino. E foi morta de uma forma horrenda: Sua mãe jogou ácido na filha.

“A mãe de Anusha não deveria ter feito isso. Eu não consigo dormir e sempre que eu fecho meus olhos, eu vejo seu rosto queimado,” disse o pai.

“Eu não fiz de propósito, eu não faria isso de novo. Já que fiz, era o seu destino morrer dessa forma,” disse a mãe da garota.

Anusha teve 60% do corpo queimado pelo ácido. Seus pais só a levaram ao hospital no dia seguinte onde já chegou em estado crítico.

A região de Kotli no Paquistão é uma região conhecida pelos chamados “crimes de honra”. A Comissão dos Direitos Humanos do Paquistão informou que mais de 900 mulheres foram assassinadas no ano passado depois de serem acusadas de trazerem vergonha, de alguma forma, para a família. Vocês mesmo já leram aqui, o post de Ghazala Javed, morta pelo marido também em um crime de honra. Em março último, o governo do Paquistão criou uma lei que pune com a prisão perpétua crimes onde o atacante joga ácido na vítima.

No vídeo abaixo pode ser vista uma reportagem da BBC Brasil sobre o crime. O casal é entrevistado por repórteres e a mãe de Anusha mostra o seu braço queimado pelo ácido que jogou na filha. O final do vídeo é cortado, mas no final, a triste cena do pai que possivelmente passará o resto da vida na cadeia, com seus outros 4 filhos pequenos, todos chorando.

Sarah Cafferkey
10 de Novembro de 2012. Melbourne, Austrália

Esse caso é emblemático pois mostra de uma vez por todas algo que a polícia já sabe a muito tempo: Criminosos, estupradores, assassinos, psicopatas, pedófilos e etc, não atacam ou seguem uma vítima apenas nas ruas. Cada vez mais, eles usam a internet como um atalho para suas maldades. É também um alerta para os adolescentes de hoje, que acham que por estar atrás de um computador, estão seguros e podem fazer o que quiser. A maldade pode estar do outro lado da tela.

Sarah Cafferkey era uma jovem como outra qualquer. Gostava de passar horas na internet conversando com amigos no msn ou nas redes sociais. Posava para inúmeras fotos e compartilhava a maioria no seu perfil no facebook. Fazia montagens nas fotos, poses diferentes, com maquiagem, sem maquiagem, etc. Para a maioria das jovens como ela, tudo era uma festa. Postava também vídeos no youtube brincando com suas amigas. 

Mal Sarah sabia que uma de suas principais diversões serviria de atalho para sua prematura morte. Em 10 de novembro último, Sarah Cafferkey, de 22 anos, desapareceu de sua casa em Melbourne, Austrália. Uma semana depois a triste notícia: Seu corpo foi encontrado em Point Cook, um subúrbrio da cidade, dentro de um latão.

O assassinato da jovem foi solucionado com uma ferramenta muito utilizada por adolescentes do mundo inteiro. Uma ferramenta que já a algum tempo é uma forte alidada da polícia: O Facebook. Investigando as interações da garota pela rede social, a polícia australiana encontrou 2 suspeitos.

Sarah tinha cerca de mil amigos na rede social e um deles, Steven Hunter, de 47 anos, se tornou o principal alvo da investigação. O homem, que descrevia sua casa no facebook como “masmorra do estupro“, já havia sido condenado anteriormente, em 1986, por esfaquear uma jovem até a morte.

A polícia descobriu que, em 4 de novembro, 6 dias antes de Sarah desaparecer, ela teve uma pequena discussão com o homem no facebook. Em um post, Steven Hunter e outro usuário, Chris Stewart, sugerem fazer sexo a três com a garota. Irritada, ela criticou a “maneira como a mente deles” agia e pediu que o “comportamento imaturo” parasse ou ela iria bloquear os dois de seu perfil.

> Steven Hunter: “Adorei as fotos … Parece bom. De partir o coração lol.”

-> Sarah Cafferkey: “Hehe não perca o seu tempo amigo (:”

-> Steven Hunter: “Mesmo … É melhor ter uma bebida lol. Vejo você!”

-> Chris Stewart: “Sim eu também, vamos fazer a 3″

-> Sarah Cafferkey:“Ao contrário da forma como sua mente funciona, nem todo mundo opera de um maneira sexual. Pessoas maduras do sexo oposto são capazes de ter uma amizade baseada em interesse genuíno. Pare de ser imaturo sob o facebook. Vou deletar voce se voce for incapaz de ser normal.”

Sarah (que morava sozinha) não sabia, mas poucos dias depois, seu amigo de facebook, Steven Hunter, iria até sua casa fazer uma “visita”.

As autoridades entraram em contato com os dois homens. Chris Stewart prestou depoimento e foi liberado, porém Steven Hunter, sumiu do mapa. Ele não foi encontrado em sua casa e não apareceu para trabalhar.

No fim de novembro, Steven Hunter foi preso e confessou o assassinato de Sarah. A polícia acredita que Steven Hunter foi até a casa de Sarah e a viu no jardim tomando uma cerveja. O homem se aproximou dela e começou uma conversa. Sarah não sabia mas estava conversando com o “simpático” homem que dias antes ela discutiu no facebook. Na conversa de ambos no facebook, Steven diz: “É melhor ter uma bebida lol”

Será que Steven pediu uma bebida a Sarah ? Será que ela entrou na casa para pegar uma bebida ? Ele foi atrás dela ? Não se sabe. Mas o fato é que Steven matou Sarah dentro da sua própria casa, com várias facadas. Colocou o seu corpo dentro do seu próprio carro e dirigiu por Melbourne. No dia seguinte colocou o corpo de Sarah dentro de um latão em uma casa em Point Cook.

Bonus track 



07 de Dezembro de 2012. Penha, Santa Catarina. Brasil

Era noite de sexta-feira, 07 de dezembro. Clientes em um bar da rua Tijucas, município catarinense de Penha, bebiam animados e jogavam conversa fora enquanto outros apenas observavam a movimentação. Estamos numa cidade do interior brasileiro, em um bairro onde todo mundo conhece todo mundo, sabe o que todo mundo faz e em grande parte tem algum grau de parentesco.

Por isso quando gritos estarrecedores vindos do lote da família do aposentado Luiz Nilo Flores, 72 anos, ecoou pela rua, todos pararam o que estavam fazendo e começaram a olhar uns para os outros. O que estaria acontecendo dentro da casa do Luiz ? A preocupação logo deu lugar ao desespero quando Luiz Carlos Flores, 38 anos, filho do aposentado, apareceu com as mãos na cabeça, desesperado e correndo pela rua. Ele gritava:

“Mataram meu pai, mataram minha irmã, mataram meu sobrinho, minha mãe … onde está minha mãe ?”

Minutos depois, Roberto Luiz Flores, 50 anos, filho de Luiz Nilo e irmão de Luiz Carlos, acorda com os gritos da multidão que havia tomado a rua. Na sua janela, batidas frenéticas o fizeram pular da cama. Ele cruza a rua transtornado depois de ouvir da multidão que seus pais, sua irmã e seu sobrinho estavam mortos. Ao entrar no quarto dos pais, ele vê o corpo do seu pai caído ao lado da cama. No quarto da irmã Leopoldina, manchas de sangue denunciavam o horror, ela jaz deitada atrás da porta. O sobrinho estava morto em cima da cama do seu quarto. Pouco tempo depois, outro filho do casal encontraria o corpo da mãe, Carmem Cunha Flores, 69 anos, perto de uma vala no quintal.

Um verdadeiro massacre. A família inteira fora morta com violentos golpes de martelo e marreta que deixaram seus rostos desfigurados e cabeças espatifadas. Eles eram:

Luiz Nilo Flores, 72 anos,
Carmem Cunha Flores, 69 anos, esposa de Luiz
Leopoldina Flores, de 41 anos, filha do casal
Pedro Henrique, de 10 anos, filho de Leopoldina

O enterro da família Flores. Ao fundo é possível ver Luiz Carlos Flores (camisa azul). Os caixões foram lacrados devido ao estado dos corpos.

A solução do crime foi imediata. O homem que vocês vêem na foto acima, desolado no enterro da sua própria família, foi quem matou com requintes de crueldade seu próprio pai, sua própria mãe, sua irmã e seu sobrinho.

A contradição no seu depoimento e a desconfiança de parentes foi o necessário para a polícia. Segundo o delegado Rodolfo Farah Valente Filho, as mortes não foram premeditadas. Luiz Carlos, que é usuário de cocaína, estaria sob efeito da droga quando matou a marteladas e marretadas a sua família. De comportamento difícil, muito devido ao seu vício, Luiz Carlos era sempre cobrado pela sua irmã Leopoldina. Na noite do crime, ele resolveu vingar da sua irmã. Além das cobranças, ele achava que ela explorava seus pais. Isso, porém, pode ser apenas uma desculpa. Na sua mente, ele achou que a morte da irmã traria muito sofrimento para os seus pais, e foi ai que ele também decidiu assassiná-los. Ele golpeou sua mãe com uma marreta no quintal, entrou na casa e assassinou violentamente a irmã e o pai com um martelo. O sobrinho foi morto por ter testemunhado o massacre.

Segundo o delegado, Luiz não possui antecedentes criminais e existe a possibilidade de que ele tenha cometido os assassinatos durante um surto psicótico, um acesso de loucura. Rodolfo Farah não descarta a hipótese de ele ter problemas psicológicos, mesmo tendo confessado a autoria do assassinato.

Uma curiosidade. Notaram uma senhora sentada num banquinho na imagem (mais acima) da casa onde ocorreu o massacre ? Tirei a imagem do Google Street View. O Google Street View é um site que mostra cidades em 360º. Para isso, o Google coleta imagens usando câmeras especiais, além de fazer automaticamente a combinação das fotos tiradas com a localização exata, graças ao GPS (Sistema de Posicionamento Global).