sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Os Mistérios de Tantallon

Castelo de Tantallon
Olá menininhos e menininhas adoradores de terror! Após o possível término dos Contos de Fada Bizarros estive inativa no blog por motivos de falta de inspiração diversos. Maaas... Voltei! :)

Inclusive, com um assunto relativamente velho, mas convenhamos, fantasmas nunca deixam de serem assustadores e incertos.

Passeando pelo site do G1 encontrei uma matéria que achei demais e resolvi pesquisar sobre isso.

O palco dos nossos lindos e polêmicos fantasmas é o Castelo de Tantallon, localizado na Escócia. O castelo foi construído em meados de 1350 e supostamente guarda muitas coisas, além de patrimônio histórico.

No ano de 2008, um turista chamado Christopher Aitchiso alega ter fotografado um fantasma no castelo. Disse que no momento em que tirou a foto, não viu nenhuma senhora vestindo roupas medievais nas escadas em aspirais, muito menos no local da foto.

Aparição
Quando a rede de TV CNN noticiou a foto de Aitchiso, Grace Lamb também se pronunciou com uma foto de seu falecido marido Hugh e seus dois filhos, Paul e Kelly, no mesmo castelo, tirada há 32 anos. Na foto, ao fundo, aparece um suposto fantasma olhando pela janela. Grace afirma não ter visto nada no momento da foto, e que guardou a foto por todos esses anos achando que ela não seria tão intrigante.


Foto original da família
Uns acreditam, outros não. Caso do cético inglês Richard Wiseman, que fez questão de investigar a veracidade das fotos de Christopher. Richard fotografou a escada em espiral, e também ficou no mesmo local onde o suposto fantasma foi fotografado por Christopher e mostrou causar o mesmo efeito fantasmagórico.

Escada em espiral
Comparação de Richard

“Obviamente, isso não exclui a possibilidade de que a imagem original seja um verdadeiro fantasma, mas sim oferece uma explicação não-paranormal”, admite o cético após todas as tentativas de provar a possível inexistência dos fatos.

O castelo construído a mais de 650 anos, era fortaleza dos Douglas, condes de Angus. Foi local de muita violência por volta de 1491, 1528 e 1651. É também o último grande castelo construído na Escócia a continuar inteiro.

Se foram turistas ou fantasmas, eu não sei. Mas que o local deve realmente ter muito mais que fatos históricos e grandes pedras dentro de sua estrutura... Isso deve.

 
E vocês, preferem acreditar em quem?