segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Todos somos assassinos em potencial?

O ano é de 1964, um pesquisador, chamado Stanley Milgram, resolveu fazer um experimento na Universidade de Yale, para provar que diante de uma autoridade persuasiva, qualquer um é capaz de se tornar um assassino obediente. Ele dizia para os participantes, que a experiência servia para determinar o efeito da punição no aprendizado. 
Após chamar alguns voluntários, Stanley fez um sorteio para determinar o aprendiz, que deveria responder as perguntas, e o professor, que deveria castigá-los com choque de potência crescente a cada erro. O sorteiro, no entendo, foi forjado e o aprendiz seria um ator, previamente orientado sobre como reagir às respostas. 
Quando os choques chegavam a 150 volts, o ator chorava e gritava de dor. Os voluntários, já nervosos, perguntavam o que deviam fazer, mas os pesquisadores diziam apenas que os choques não iriam deixar sequelas e os mandavam continuar. 
Como resultado, Milgram conseguiu a obediência de 26 dos 40 participantes, que continuaram a aplicar choques até a potência fatal de 450 volts. Alguns dos voluntários suavam e tremiam, outros, curiosamente, riam histericamente - mas ninguém parou. E ninguém desistiu antes dos 300 volts. 

Para a alegria dos leitores do blog, segue o video do experimento disponibilizado pela BBC e com legenda em português. 


Bom começo de semana pra vocês!